metropoles.com

Haddad sinaliza que apresentará reforma do Imposto de Renda no 2° semestre

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad está participando do Fórum Econômico Mundial, na Suíça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
World Economic Forum/Sandra Blaser
fernando haddad davos
1 de 1 fernando haddad davos - Foto: World Economic Forum/Sandra Blaser

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou nesta terça-feira (17/1) em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial, sobre a possibilidade de fazer modificações no Imposto de Renda no segundo semestre do ano. A declaração foi dada durante o painel Brasil: um novo roteiro.

“No segundo semestre, nós queremos votar uma reforma tributária sobre a renda para desonerar as camadas mais pobres do imposto e onerar quem hoje não paga imposto, muita gente no Brasil não paga imposto, precisamos reequilibrar o sistema tributário para melhorar a distribuição de renda”, defendeu Haddad.

O ministro também afirmou que a reforma tributária será dividida: agora, no primeiro semestre, o foco será no imposto sobre consumo. “Tem gente que fala ‘Por que iate e jatinho não paga IPVA e, às vezes, um carro com 10 anos paga IPVA?’, ‘Por que o imposto de renda incide sobre o trabalhador e não incide sobre o empresário que tem lucros e dividendos distribuídos?’. Então são perguntas que nós não vamos responder agora, mas vamos endereçar no segundo semestre. Assim que a reforça tributária do imposto sobre consumo for aprovada nós vamos abrir a discussão com o Congresso sobre essas injustiças”, reforçou a jornalistas em outro momento.

Haddad se encontrou nesta terça com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva. Depois da reunião, o titular da Fazenda afirmou que o FMI colocará uma equipe à disposição do governo brasileiro para discutir os parâmetros da futura proposta de âncora fiscal que será apresentada ao Congresso.

A proposta deve ser apresentada “no máximo, até abril”. Segundo Haddad, o objetivo do governo é levar aos parlamentares uma proposta de âncora fiscal “crível e sustentável”. Ainda de acordo com o ministro, o FMI também manifestou estar empenhado na construção de alternativas que combinem responsabilidade fiscal e social. “Para o nosso governo, isso já era importante, mas o fato de essa questão estar no radar do FMI mostra que o tema é fundamental”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?