metropoles.com

Haddad se encontra com Toffoli, no STF, para tratar de MP do Carf

Ministros conversaram sobre ação que questiona a MP 1.160/2023, que retoma o voto de qualidade para desempatar julgamentos no Carf

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O ministro da Economia Fernando Haddad conversa gesticulando em encontro com a Febraban - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Economia Fernando Haddad conversa gesticulando em encontro com a Febraban - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu nesta terça-feira (14/2) com o ministro Dias Toffoli, no Supremo Tribunal Federal (STF). Eles conversaram sobre ação que questiona a Medida Provisória 1.160/2023, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que retoma o voto de qualidade para desempatar julgamentos no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Na audiência, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integrantes do governo informaram ao ministro Dias Toffoli que haverá reuniões institucionais para formalizar um acordo no âmbito da ADI 7347. O entendimento formado após os encontros será informado na ação que corre no Supremo.

O Carf é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Fazenda, formado por representantes do Estado e da sociedade, com atribuição de julgar, em segunda instância administrativa, litígios tributários e aduaneiros.

Na prática, a MP 1.160/2023 retoma o “voto de qualidade”. A medida determina que os conselheiros representantes da Fazenda Nacional, que presidem as turmas e câmaras do Carf, podem desempatar as votações a favor da União em litígios tributários. Desde 2020, a legislação estabelecia que, em caso de empate, os contribuintes deveriam ser beneficiados.

Também participaram do encontro no STF a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Almeida; o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e o conselheiro da ordem Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?