metropoles.com

Haddad se encontra com Lira para falar sobre corte de gastos

Ministro Fernando Haddad se reuniu com integrantes do Ministério da Defesa pela manhã. Agora à tarde, o ministro se encontra com Arthur Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi pessoalmente à Câmara dos Deputados para entregar o texto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo ao presidente da Casa Arthur Lira 1
1 de 1 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi pessoalmente à Câmara dos Deputados para entregar o texto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo ao presidente da Casa Arthur Lira 1 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

Depois de se reunir com integrantes do Ministério da Defesa, na manhã desta quarta-feira (13/11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi até a Residência Oficial do Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar das medidas de corte de gastos públicos.

A reunião, que começou pouco depois das 14h, era esperada há dias. O titular da Fazenda vinha dizendo que era intenção do governo Lula (PT) apresentar previamente as medidas aos presidentes da Câmara e do Senado.

Enquanto ocorria a reunião entre Fazenda e Defesa, Lula recebeu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Planalto.

O próprio Haddad já indicou que haverá a necessidade de pelo menos uma proposta de emenda à Constituição (PEC), além de um projeto de lei complementar (PLP). Alterações constitucionais exigem quórum elevado para aprovação (308 votos de deputados e 49 de senadores).

Possível inclusão de militares

A reunião da manhã desta quarta durou cerca de uma hora, sem nenhuma declaração pública no final. Participaram do encontro o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan; o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; o secretário-geral da Defesa, Luiz Henrique da Costa; e os comandantes das três Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica.

A reunião da equipe da Fazenda com Múcio ocorre após pedido do presidente Lula para inclusão da pasta no esforço fiscal da revisão dos gastos públicos da União. Nesta tarde, o próprio presidente se reúne com o ministro da Defesa, no Palácio do Planalto, para tratar do tema.

Até agora, as pastas que devem passar por eventuais cortes são: Educação, Saúde, Trabalho e Previdência Social.

Inicialmente, a intenção da equipe econômica era resolver as medidas e apresentar o conjunto de cortes de gastos antes da reunião de cúpula do G20, que ocorre na semana que vem, no Rio de Janeiro. No entanto, já há rumores de que o anúncio pode ficar para depois do evento internacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?