Haddad propõe que estados invistam na educação para compensar dívidas
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad reuniu-se, nesta terça-feira (26/3), com governadores de estados das regiões Sudeste e Sul
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chefiou, nesta terça-feira (26/3), uma reunião com governadores de estados das regiões Sudeste e Sul. O tema em pauta era a dívida dos estados com a União e, em contrapartida, Haddad negocia investimentos na educação, especialmente no ensino médio, para reduzir o montante a ser pago.
Dessa forma, de 2025 a 2030, haveria uma diminuição temporária nos juros aplicados aos contratos de refinanciamento. Além disso, se as propostas do plano forem cumpridas, a redução na taxa de juros se tornaria permanente.
Quatro estados presentes no encontro são responsáveis por 90% das dívidas das unidades da Federação (cerca de R$ 660 bilhões). São eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Todos os estados, mesmo os que não têm dívidas com a União, estão convidados a integrar o programa por maiores investimentos na educação. Os locais sem ou com pouca dívida terão acesso prioritário a financiamentos.
Participaram da reunião os governadores:
Claúdio Castro, do Rio de Janeiro (RJ);
Tarcísio de Freitas, de São Paulo (SP);
Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul (RS);
Ratinho Junior, do Paraná (PR);
Renato Casagrande, do Espírito Santos (ES);
Romeu Zema, de Minas Gerais (MG); e
Marilisa Boehm, vice-governadora de Santa Catarina (SC).