Haddad pede a Paulo Guedes que não prorrogue desoneração de impostos sobre combustíveis
Futuro ministro da Fazenda, Haddad diz aique sua equipe apresentará um plano para “cobrir o rombo que foi aberto em 2022 nas contas públicas
atualizado
Compartilhar notícia
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira (27/12) que, nas primeiras semanas de janeiro de 2023, sua equipe apresentará um plano para “cobrir o rombo que foi aberto em 2022 nas contas públicas”.
A fala veio no mesmo dia em que Haddad anunciou que pediu à equipe do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, que se abstenha de fazer decisões nesta última semana de governo, como a prorrogação da desoneração de tributos federais sobre combustíveis — o prazo vence em 31 de dezembro de 2022. Segundo o petista, Guedes respondeu afirmativamente e se comprometeu a não adotar medidas importantes que impactem o governo Lula.
“Levei à consideração do presidente [Bolsonaro] um pedido do governo eleito para que o governo atual se abstenha de tomar qualquer medida na última semana que venha impactar o futuro governo, sobretudo em temas que podem ser decididos daqui 10 dias, 15 dias, daqui um mês”, declarou o futuro ministro.
“Sem atropelo para que a gente tenha sobriedade de fazer cálculo de impacto, verificar a trajetória do que que a gente espera nas contas públicas ao longo dos próximos anos. Então o pedido que eu fiz ao ao ministro Guedes por telefone foi de que eu e o Lula entendíamos que o governo atual justamente agora deveria se abster de medidas que fossem impactar o o custo dos acontecimentos para o futuro”, disse Haddad, numa referência à desoneração de impostos sobre combustíveis.
Mais cedo, Haddad e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniram-se no Hotel Meliá Brasil 21, no centro de Brasília, para tratar da prorrogação da isenção da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pis/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre combustíveis.