metropoles.com

Haddad pede a Paulo Guedes que não prorrogue desoneração de impostos sobre combustíveis

Futuro ministro da Fazenda, Haddad diz aique sua equipe apresentará um plano para “cobrir o rombo que foi aberto em 2022 nas contas públicas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Futuro Ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, fala com jornalistas em coletiva de imprensa no CCBB - metrópoles
1 de 1 Futuro Ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, fala com jornalistas em coletiva de imprensa no CCBB - metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira (27/12) que, nas primeiras semanas de janeiro de 2023, sua equipe apresentará um plano para “cobrir o rombo que foi aberto em 2022 nas contas públicas”.

A fala veio no mesmo dia em que Haddad anunciou que pediu à equipe do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, que se abstenha de fazer decisões nesta última semana de governo, como a prorrogação da desoneração de tributos federais sobre combustíveis — o prazo vence em 31 de dezembro de 2022. Segundo o petista, Guedes respondeu afirmativamente e se comprometeu a não adotar medidas importantes que impactem o governo Lula.

“Levei à consideração do presidente [Bolsonaro] um pedido do governo eleito para que o governo atual se abstenha de tomar qualquer medida na última semana que venha impactar o futuro governo, sobretudo em temas que podem ser decididos daqui 10 dias, 15 dias, daqui um mês”, declarou o futuro ministro.

“Sem atropelo para que a gente tenha sobriedade de fazer cálculo de impacto, verificar a trajetória do que que a gente espera nas contas públicas ao longo dos próximos anos. Então o pedido que eu fiz ao ao ministro Guedes por telefone foi de que eu e o Lula entendíamos que o governo atual justamente agora deveria se abster de medidas que fossem impactar o o custo dos acontecimentos para o futuro”, disse Haddad, numa referência à desoneração de impostos sobre combustíveis.

Mais cedo, Haddad e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniram-se no Hotel Meliá Brasil 21, no centro de Brasília, para tratar da prorrogação da isenção da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pis/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre combustíveis.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?