metropoles.com

Haddad não descarta ataque especulativo sobre o dólar

Ao ser questionado sobre a ocorrência de “ataques especulativos”, Haddad disse não descartar a possibilidade, mas acredita na estabilização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Haddad - Governo detalha medidas de corte de gastos0
1 de 1 Haddad - Governo detalha medidas de corte de gastos0 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não descartou, nesta quarta-feira (18/12), a possibilidade de o dólar estar sofrendo ataques especulativos. A moeda norte-americana bateu recorde de cotação nesta semana, chegou ao topo de R$ 6,20 na terça-feira (17/12) e fechou em R$ 6,09. Hoje, a cotação continua em alta.

Ao ser questionado se a alta do dólar tem sido fruto de “ataques especulativos”, o ministro informou que “há contatos conosco falando em especulação”, mas reiterou que prefere “trabalhar com os fundamentos, mostrando a consistência do que nós estamos fazendo em proveito do arcabouço fiscal, para estabilizar isso”.

No entanto, o chefe da pasta federal não negou a possibilidade de estar acontecendo uma série de especulações. “Pode estar havendo [ataques especulativos no dólar], não estou querendo aqui fazer juízo sobre isso, porque a Fazenda trabalha com os fundamentos. E esses movimentos mais especulativos são coibidos com a intervenção do Tesouro e Banco Central. Então, funciona assim”, acrescentou.

Confira a declaração do ministro:

Haddad conversou com jornalistas antes de deixar o Ministério da Fazenda para participar de um almoço com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O tema da conversa seria o pacote fiscal.

Esforço para o pacote fiscal

O titular da Fazenda destacou que o governo está trabalhando para aprovar as medidas para a contenção de gastos públicos no Congresso Nacional e para a acomodação do dólar.

“Nós estamos fazendo a nossa parte, que é mandar as medidas e garantir que elas não sejam desidratadas, convencendo as pessoas de que são medidas necessárias para reforçar o arcabouço fiscal, do ponto de vista da despesa”, disse Haddad.

Para o ministro, a taxa de câmbio (ou seja, o dólar) está flutuante porque há “coisas pendentes”. “Tem um clima de incerteza que vai fazer o câmbio flutuar. Mas eu acredito que ele vai se acomodar”, avaliou.

“Nas conversas com as grandes instituições, as previsões são melhores do que a que os especuladores estão fazendo. Então, as projeções são melhores. Mas, enfim, o câmbio flutua, o Banco Central tem intervindo, o Tesouro hoje passou a atuar também na recompra de títulos. Nós vamos continuar acompanhando até estabilizar”, explicou Haddad.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?