metropoles.com

Haddad: Lula decidirá envio do texto de regulamentação da tributária

Segundo Haddad, o texto principal da regulamentação da reforma tributária está “pronto” e Lula decidirá como será feito o envio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seguiu, na tarde desta quarta-feira (24/4), para o Palácio do Planalto para decidir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como será feito o envio do principal texto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo. A entrega estava prevista para esta quarta, mas ainda não há definição sobre como o texto será protocolado.

“Tem uma decisão, estou indo para o Palácio [do Planalto] agora despachar com o presidente o texto. Já validado pela Casa Civil, tanto pela SAG [Secretaria de Análise Governamental] quanto pela SAJ [Secretaria de Assuntos Jurídicos]. Então, missão cumprida”, disse Haddad a jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda.

Com a insistência de repórteres sobre a forma de envio, ele respondeu: “Eu vou falar com o presidente sobre isso, sobre como ele autoriza que seja divulgado o texto. Provavelmente haverá uma entrega antes da divulgação em respeito ao Parlamento. Então, provavelmente os presidentes, pelo menos o presidente da Câmara e o presidente do Senado, vão ser informados e aí o presidente vai decidir como fazer”.

E completou: “O texto está pronto, está validado. O que a gente estava aguardando é a validação da Casa Civil, da redação, tudo bonitinho para não ter problema”.

Esse será o primeiro de três textos que vão regulamentar a Emenda Constitucional nº 132, que altera o Sistema Tributário Nacional, aprovada pelo Congresso em 2023 e promulgada no fim do ano. Haddad adiantou apenas que o texto completo somou 280 páginas e o Congresso terá “trabalho” para ler o documento. Ainda serão enviados mais dois projetos nas próximas semanas.

O segundo projeto, também de lei complementar, deverá tratar de questões específicas relativas ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), o IVA subnacional que vai substituir o ICMS, como a forma de organização do Comitê Gestor. Segundo Haddad, esse projeto “provavelmente” será remetido ao Congresso depois do feriado de 1º de maio.

O terceiro projeto de lei, que será ordinário, deve detalhar como será feita a transferência de recursos para o Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?