metropoles.com

Haddad embarca com Lula para Johanesburgo para cúpula dos Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará no continente africano até 27 de agosto. Além dos Brics, ele estará em Luanda com Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
taxa ministro da Fazenda, Fernando Haddad faz uma declaração à imprensa no escritório do Ministério da Fazenda, na Avenida Paulista, região central de São Paulo meta - metrópoles
1 de 1 taxa ministro da Fazenda, Fernando Haddad faz uma declaração à imprensa no escritório do Ministério da Fazenda, na Avenida Paulista, região central de São Paulo meta - metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará parte da delegação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas reuniões de chefe de Estado durante a XV Cúpula do Brics (bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Johanesburgo, na África do Sul. Haddad acompanhará Lula ainda nas reuniões bilaterais com governantes e personalidades políticas culturais, em Luanda, capital de Angola.

Haddad embarca para a África neste domingo (20/8), com retorno previsto para 27 de agosto. O lema do evento neste ano é “Brics e África: Parceria para Crescimento Mútuo Acelerado, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo”.

Foram programadas pela presidência sul-africana cerca de 170 reuniões, nas mais diversas áreas, incluindo 20 em nível ministerial, tanto em modalidade presencial como virtual.

Além dos países membros do Brics, a expectativa é de que participem do encontro chefes de Estado e de Governo ou representantes de alto nível da América Latina, da África e de outras regiões do globo. Conforme a programação da reunião, preparada pelo país anfitrião, África do Sul, estão previstas, à margem do segmento oficial de cúpula, atividades como o Fórum Empresarial do Brics e evento de “Outreach”, com autoridades dos países convidados.

Haddad, Lula e comitiva desembarcam no continente africano para participar da Cúpula dos Brics, que ocorre entre 22 e 24 de agosto.

Agenda em Angola

Depois do evento, a comitiva fará uma visita a Luanda, em 25 e 26 de agosto, após deixar a África do Sul. O mandatário brasileiro recebeu, em 17 de agosto, as cartas credenciais do embaixador da República de Angola, Manuel Eduardo dos Santos da Silva Bravo. O procedimento protocolar é necessário para que o diplomata possa exercer as funções como representante do país em território brasileiro.

No próximo domingo (20), o mandatário brasileiro embarca para um tour no continente africano, onde fará uma visita oficial a Luanda para uma agenda com o presidente João Lourenço.

A entrega das credenciais ao presidente é uma formalidade que marca o início da atuação do diplomata no Brasil. Um embaixador assume o posto depois de entregar os documentos ao governo do país onde vai atuar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?