metropoles.com

Haddad: “É possível terminar mandato com inflação média abaixo de 4%”

Ministro Fernando Haddad disse que, além da inflação baixa, o país pode ter crescimento médio próximo dos 3% nos quatro anos

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Ministro Fernando Haddad segura xícara de café inflação - metrópoles
1 de 1 Ministro Fernando Haddad segura xícara de café inflação - metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Em reunião do Conselhão nesta quinta-feira (27/6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que é “absolutamente possível” encerrar o atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que contempla os anos de 2023 a 2026, com inflação média de 4% e crescimento médio da economia próximo de 3%.

“Presidente, é absolutamente possível o senhor terminar o seu mandato com uma inflação média abaixo de 4%”, afirmou, completando que o crescimento médio poderá ficar “beirando” os 3%. “Isso é a menor inflação média de todos os mandatos desde que o regime de metas de inflação foi criado no Brasil”, defendeu ele.

Na quarta-feira (26/6), o governo federal publicou um decreto mudando a sistemática para a meta de inflação a partir de 2025, de ano-calendário para contínua. A meta será de 3%, a mesma da atual, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.), o que significa que a meta será cumprida se a inflação oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Lula já criticou o atual patamar da meta de inflação, por considerá-lo baixo demais, mas ainda assim autorizou a equipe econômica a sugerir a manutenção dessa meta. Nesta quinta, Haddad salientou que o país está convergindo para a meta, que é “exigente”.

Cenário externo

Haddad também disse ser necessário reconhecer que, “infelizmente, o cenário externo se agravou neste ano, com a manutenção da meta da taxa de juros nos EUA, o que nos traz desafios enormes”.

Frente a isso, ele defendeu a proteção da economia brasileira acelerando a agenda de reformas e o redesenho de políticas públicas e buscando o equilíbrio fiscal pelo lado das receitas e das despesas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?