Haddad e Galípolo se reúnem com Lula no Alvorada
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, se reuniram com Lula fora da agenda
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, reuniram-se no início da tarde desta terça-feira (7/11) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
O encontro não consta na agenda de nenhuma das três autoridades, mas foi confirmado pelo Metrópoles.
A reunião ocorreu no dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgou a ata de sua última reunião, quando reduziu a taxa básica de juros, a Selic, a 12,25% ao ano.
BC fala em “esmorecimento” na questão fiscal e “incerteza” sobre meta
Galípolo está na diretoria da autoridade monetária desde julho. Ele foi indicado por Lula após alguns meses na Secretaria-Executiva da Fazenda, como número dois de Haddad.
Na ata do Copom divulgada nesta terça, os diretores da autoridade monetária falam que aumentou a preocupação em relação ao cumprimento das metas fiscais por parte do governo.
No fim de outubro, o presidente Lula disse que “dificilmente” o déficit zero será alcançado em 2024, contrariando a equipe econômica, que enviou ao Congresso o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do ano que vem com essa previsão.
O documento, que baliza o orçamento federal, estava sendo votado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) também no início da tarde. O texto aprovado manteve a previsão de déficit zero. Ainda há incerteza sobre se o governo vai patrocinar uma mudança na meta, apoiar uma alteração no texto por algum parlamentar ou mesmo postergar a decisão.
Comissão aprova parecer da LDO 2024 sem mexer no déficit zero