metropoles.com

Haddad diz que sistema invadido está preservado e nega ataque hacker

Ministro Fernando Haddad disse que o problema da invasão no sistema de pagamentos do governo (Siafi) foi de autenticação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta segunda-feira (22/4), que o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), órgão gerido pelo Tesouro Nacional, está preservado após a invasão revelada hoje, e negou que tenha havido um ataque hacker.

“A informação que eu tenho é parcial de que o problema não é do Siafi, o problema não é do sistema, o problema provavelmente foi de autenticação, de acesso. Então, é isso que está sendo apurado. Como é que alguém teve acesso, tendo sido autenticado”, disse ele a jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda, antes de seguir para o Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente da República.

E completou: “Não foi uma ação de um hacker que quebrou segurança, não foi isso, foi um problema de autenticação. É isso que a Polícia Federal está apurando e obviamente que está rastreando para chegar nos responsáveis”.

Questionado sobre valores do desvio, Haddad disse não ter essa informação, “porque isso estava sendo mantido em sigilo inclusive dos ministros”. Ele disse que irá informar o presidente Lula das informações que possui na reunião que terá às 17h. “Mas repito, não foi uma ação hacker contra o sistema, o sistema está preservado, foi uma questão de autenticação.”

A invasão ao Siafi teria ocorrido em abril e, supostamente, os invasores teriam conseguido emitir ordens bancárias e desviar recursos da União. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investigam o caso e tentam rastrear os suspeitos por trás da invasão.

Investigações indicam que os hackers teriam acessado o Siafi por meio do CPF e da senha do gov.br dos gestores e ordenadores de despesas para utilizar a plataforma de pagamentos.

O Siafi consiste no principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo federal.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?