metropoles.com

Haddad: Desenrola é rescaldo dos problemas que país enfrentou até 2022

Programa de renegociação de dívidas engloba dívidas negativadas até 31 de dezembro de 2022, último ano do governo Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida do ministro Fernando Haddad com a porta de um carro preto com a porta aberta - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro Fernando Haddad com a porta de um carro preto com a porta aberta - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (14/7) que o programa Desenrola, voltado para a renegociação de dívidas dos brasileiros, é o “rescaldo” de todos os problemas que o Brasil enfrentou até 31 de dezembro de 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro (PL).

Haddad fez comentários sobre o programa desenvolvido por sua equipe na manhã desta sexta, após se reunir com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.

“Nós apresentamos agora para o presidente Lula o início da operação. Lembrando que são dívidas negativadas até 31 de dezembro de 2022. Portanto, é o rescaldo de todos os problemas que o Brasil enfrentou até aquela data”, afirmou o ministro ao chegar à sede da pasta.

O programa entrará em operação a partir da próxima segunda-feira (17/7), segundo previsão publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com o início das atividades, 1,5 milhão de pessoas que devem até R$ 100 sairão da lista de negativados. Além disso, cidadãos com renda de até R$ 20 mil poderão renegociar as pendências diretamente com as instituições financeiras.

Promessa de campanha do presidente Lula, a iniciativa foi anunciada oficialmente no início deste mês. Segundo a estimativa do governo, o programa deve beneficiar 70 milhões de inadimplentes.

Desconto para eletrodomésticos

Apesar da previsão, Haddad disse não ter discutido com o presidente os descontos em eletrodomésticos da linha branca, como televisão, geladeira e máquina de lavar roupas.

“Não falamos disso, até pensei que ele fosse tocar no assunto, mas a pauta foi Desenrola e Orçamento de 2024”, disse Haddad ao ser questionado sobre o assunto.

Em evento no Planalto na última quarta-feira (13/7), o mandatário sugeriu um novo programa ao falar sobre o sucesso do programa de incentivo para aquisição de carros, coordenado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

“Fizemos uma coisinha pequena de reduzir o preço dos carros, o que aconteceu? A gente deu mais carros do que tivemos condições de produzir no período. A gente sempre tem que incentivar o povo a consumir, desde que seja de maneira responsável”, iniciou.

O pedido de Lula vem em um momento em que a equipe econômica se mostra empenhada em zerar o déficit nas contas públicas em 2024. Um novo programa de redução de tributos pode prejudicar essa meta e será necessária a apresentação de uma fonte de compensação.

Tebet diz que governo tem “cartas na manga” para evitar déficit em 2024

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?