Haddad defende fortalecer a construção civil e ampliar o crédito
Ministro Fernando Haddad disse que a construção civil é “uma preciosidade” e defendeu o crédito para o setor imobiliário
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu, nesta segunda-feira (22/4), o fortalecimento da construção civil no país e a ampliação do crédito para o setor imobiliário. As falas foram proferidas durante discurso na cerimônia de lançamento do Programa Acredita, que reestrutura o mercado de crédito no país ao renegociar dívidas de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.
“Não tem país conhecido que tenha chegado a patamares elevados de desenvolvimento econômico sem passar pelo fortalecimento da construção civil”, disse Haddad no Palácio do Planalto, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“A construção civil é uma preciosidade em todo lugar. Ela gera muito emprego, ela gera muita oportunidade, ela oferece casa própria para as pessoas ou aluguel barato.”
Haddad ainda defendeu que o crédito é “a alavanca imprescindível do desenvolvimento econômico de qualquer país”. “Queremos que as pessoas conquistem uma oportunidade, possam começar pequeno, mas pensar grande. Todo negócio começa pequeno, mas você pode pensar grande”, argumentou.
Um dos pontos do programa lançado nesta segunda cria um mercado secundário para o crédito imobiliário, melhorando a liquidez e o acesso ao financiamento no setor. Esse eixo beneficiará principalmente famílias de classe média que não se enquadram em programas habitacionais populares e consideram elevado o custo de financiamento a taxas de mercado. O Desenrola para microempresas está no âmbito do programa Acredita, que quer reestruturar mercado de crédito
Haddad ainda afirmou que o Programa Acredita é “uma retomada importante do desenvolvimento do Brasil” e relembrou que o país ficou 10 anos estagnado, com taxas de crescimento “muito baixas” em decorrência de “políticas equivocadas”. E completou, na sequência: “Seu governo tem a oportunidade de recolocar o Brasil na boa rota do desenvolvimento sustentável”.
Programa Acredita
Trata-se de um conjunto de ações destinadas a diversos segmentos, com especial atenção à população mais vulnerável e com mais dificuldade de acesso a crédito.
O programa é estruturado em quatro pilares:
- Um programa de microcrédito destinado aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico);
- Um programa (Procred 360) focado no apoio a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte com faturamento de até R$ 360 mil, incluindo a renegociação de dívidas vinculadas ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe);
- Criação de um mercado secundário para o crédito imobiliário, melhorando a liquidez e o acesso ao financiamento no setor; e
- Eco Invest Brasil, que garante proteção cambial para incentivar investimentos em projetos verdes ambientalmente sustentáveis.