Haddad compartilha foto com “companheiro Lula” e “brother Xi”
Presidente da China, Xi Jinping desalojou hóspedes de hotel em Brasília, com exceção de Haddad, que mora no hotel desde 2023
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compartilhou nesta quarta-feira (20/11) uma foto com o presidente da China, Xi Jinping, a quem chamou de “brother” (irmão, em inglês). Haddad acompanha a visita do chefe de Estado a Brasília, seguindo a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na visita oficial à capital federal, Xi Jinping desalojou hóspedes de um hotel próximo do Palácio da Alvorada, a Residência Oficial da Presidência da República. O único inquilino que não precisou deixar o complexo hoteleiro foi Haddad, que não possui residência em Brasília e mora no hotel desde 2023.
O hotel inteiro foi esvaziado e reservado para a comitiva chinesa entre os dias 18 e 21 de novembro. Durante a estadia de Xi Jinping, os serviços são realizados apenas por funcionários contratados pelo governo chinês.
Na publicação, Haddad ainda celebrou a assinatura de 37 acordos entre Brasil e China. Veja o post:
Com o companheiro Lula e o brother Xi.
Foram 37 acordos assinados entre Brasil e China em diversas áreas 🇧🇷🇨🇳
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/8owge8G30a
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) November 20, 2024
A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Este encontro visa aproximar ainda mais os dois países, depois de uma visita feita por Lula ao país asiático em 2023. Esta é a terceira visita de Xi Jinping ao Brasil. Ele esteve no território brasileiro em 2014, no governo Dilma, e em 2019, no governo Bolsonaro.
Xi passou pelo Rio de Janeiro para participar da reunião de cúpula do G20, presidido em 2024 pelo Brasil, e desembarcou em Brasília na tarde de terça-feira (19/11), recepcionado por ministros do governo Lula.
Nesta quarta, ele foi recebido com honras militares no Palácio da Alvorada por Lula e pela primeira-dama Janja da Silva. Segurando bandeiras, crianças chinesas que moram no Brasil receberam os chefes de Estado. Houve ainda uma apresentação musical e a execução dos hinos nacionais dos dois países.
Além das reuniões e da declaração à imprensa, seguida da assinatura de acordos, à noite Lula e Janja irão oferecer um jantar ao líder chinês no Palácio Itamaraty, do qual Haddad e outros ministros participarão.