metropoles.com

Haddad cancela ida ao Banco dos Brics na África do Sul

O ministro Fernando Haddad viajaria na noite desta quarta (28/8) à Cidade do Cabo, na África do Sul, em claro sinal de apoio ao Brics

atualizado

Compartilhar notícia

G20
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião no G20 - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião no G20 - Metrópoles - Foto: G20

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou a viagem à África do Sul, onde participaria de um evento do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), conhecido como Banco dos Brics. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (27/8), pelo Metrópoles.

Segundo fontes do Ministério da Fazenda, Haddad não viajará para o país africano após alguns ministros decidirem não ir e solicitarem reuniões virtuais.

Assim, Haddad estará no Brasil na semana de finalização da peça orçamentária de 2025, que deverá ser entregue ao nesta sexta-feira (30/8). Embora esteja no país, possivelmente o ministro não participará do encaminhamento da peça ao Congresso Nacional.

O ministro faria uma viagem compacta para a Cidade do Cabo, na África do Sul, em claro sinal de apoio ao Banco dos Brics, presidido pela ex-presidente da República Dilma Rousseff.

Orçamento de 2025

Na última quinta-feira (22/8), o ministro da Fazenda afirmou que o governo federal anunciará, antes da entrega do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2025, as medidas que garantirão a economia de quase R$ 26 bilhões no próximo ano.

A “tesourada” dos R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias, anunciada no início de julho, será dada por meio de um pente-fino em benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“As medidas [serão] discriminadas, rubrica por rubrica, para que dê segurança ao [Ministério do] Planejamento e à Fazenda, que essa meta é absolutamente viável”, explicou Haddad a jornalistas no ministério.

Ele ainda frisou que as medidas “garantem o equilíbrio orçamentário para o ano que vem”, mas não impedirá a equipe econômica de propor aperfeiçoamentos nos desenhos dos programas sociais.

O objetivo da medida é cumprir o Marco Fiscal, a nova regra de controle dos gastos públicos, no ano seguinte. As ações serão incorporadas ao Orçamento de 2025.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?