metropoles.com

Haddad: Brasil vai propor uma “reglobalização sustentável” no G20

Presidente Lula recebeu ministros e autoridades no Planalto para tratar da presidência do Brasil no G20

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse defender que o Brasil proponha uma “reglobalização sustentável” em questões ambientais e sociais. O país assume a liderança do G20 por um ano e, nesta quinta-feira (23/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu ministros e líderes de Poderes no Palácio do Planalto.

“Nós estamos propondo que o Brasil lidere uma espécie de reglobalização sustentável do ponto de vista social e do ponto de vista ambiental. Não temos que temer a globalização. Ela foi feita de forma equivocada e é por isso que ela trouxe tantas angústias, sobretudo no seu ápice, que foi a crise de 2008 e os seus desdobramentos”, afirmou Haddad na reunião de instalação do Comitê Nacional do G20.

O titular da Fazenda falou ser necessário “recuperar o multilateralismo” e “integração entre as nações”. “Esta reglobalizacão precisa ser liderada com outros olhos”, pontuou.

Para Haddad, é preciso voltar as atenções para a “gravíssima” questão climática e para “os que mais precisam da atuação do Estado”, a fim de promover desenvolvimento econômico e oportunidades diversas.

Além do primeiro escalão do governo, foram ao evento os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto; da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

O que é o G20?

O Grupo dos Vinte, ou G20, é o principal fórum de cooperação econômica internacional e será liderado pelo Brasil de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.

Compõem a União Europeia (UE) e outros 19 países, tanto os tidos como desenvolvidos e o novo Sul Global (antigas nações em desenvolvimento).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?