metropoles.com

Haddad: Brasil quer abrir “horizonte” sobre taxação de super-ricos

No G20, o ministro Fernando Haddad defendeu a cooperação internacional para que o tema da taxação dos super-ricos avance

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diogo Zacarias/MF
Fernando Haddad Roda Viva
1 de 1 Fernando Haddad Roda Viva - Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (29/2) que o Brasil busca “abrir o horizonte” no mundo para a discussão sobre a taxação dos super-ricos. Na reunião de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais dos países do G20, o ministro pediu cooperação internacional para avançar no tema.

De acordo com o ministro de Lula, os líderes não se manifestaram contra a proposta, mas a expectativa é que, antes, sejam concluídas as negociações sobre a proposta de criação de uma tributação mínima global para empresas, elaborada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A proposta é dividida em dois pilares. O primeiro, busca alterar as regras sobre a tributação dos lucros das multinacionais. O segundo prevê tributar em 15% a renda de empresas multinacionais com negócios acima de US$ 750 milhões de euros. A ideia, segundo o ministro, é que a taxação dos super-ricos constitua um terceiro pilar.

“A nossa intenção é abrir um horizonte de discussões que passe por temas que não foram tratados. Obviamente, que como os primeiros pilares, haverá muito debate a respeito disso, o que absolutamente natural”, afirmou o ministro da Fazenda.

“Nem todo país sente da mesma maneira esse problema que o Brasil trouxe para o G20. Tem países bem resolvidos com essa questão. Em geral, países muito ricos. Quanto mais rico o país, mais resolvido ele está em relação a essa temática. Nós não estamos aqui para tratar só dos problemas que afetam o mundo rico. Os países pobres ou menos desenvolvidos sofrem muito com falta de regras que regulem essa matéria”, defendeu Haddad.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?