Haddad anuncia diplomata e procuradora para integrar equipe na Fazenda
Futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (28/12) duas mulheres para sua equipe no Ministério da Fazenda
atualizado
Compartilhar notícia
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (28/12) os nomes de duas mulheres que integrarão sua equipe no Ministério da Fazenda.
Como adiantado pelo colunista do Metrópoles Guilherme Amado, a diplomata Tatiana Rosito foi confirmada para chefiar a Secretaria de Assuntos Internacionais. Rosito servia atualmente em Xangai, na China, como consultora sênior do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos Brics – grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Rosito também teve passagens pelos ministérios do Planejamento e pela Casa Civil, além de ter sido secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República (Camex). Ainda, ela foi representante-chefe da Petrobras na China.
Já Fernanda Santiago, servidora de carreira da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), será assessora especial jurídica de Haddad. Fernanda esteve na Polícia Rodoviária Federal (PRF) por 14 anos antes de chegar à PGFN. Elas irão assumir as respectivas funções na próxima semana.
Fernanda é a primeira pessoa negra a ser anunciada para o time econômico. Na Procuradoria-Geral, ela fundou um grupo não institucional que reflete sobre a falta de diversidade na PGFN, o PFNs (Procuradores da Fazenda Nacional) todas as cores. Em seu perfil profissional no LinkedIn, ela se diz “entusiasta de causas de inclusão social, feminismo e diversidade”.
“Ambas foram recomendadas, inclusive, pelas próprias carreiras. Nós consultamos as áreas afeitas às funções que elas vão exercer, porque essas duas funções são muito próximas a mim e exigem uma interface muito grande, inclusive, com outros ministérios”, frisou Haddad. “São pessoas de carreira, muito bem recomendadas e que vão assumir postos importantes no Ministério da Fazenda”, prosseguiu.
Os nomes já anunciados por Haddad até o momento são:
- Gabriel Galípolo, economista – Secretaria-Executiva
- Bernard Appy, economista – Secretaria Especial para Reforma Tributária
- Anelize Almeida, procuradora da Fazenda Nacional – Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)
- Gustavo Caldas, procurador da Fazenda Nacional – Subprocuradoria-Geral da Fazenda
- Rogério Ceron, auditor fiscal – Secretaria do Tesouro
- Robinson Barreirinhas, advogado tributário – Secretaria de Receita Fiscal
- Guilherme Mello, economista – Secretaria de Política Econômica
- Marcos Barbosa Pinto, ex-diretor de Mercados de Capitais do BNDES – Secretaria de Reformas Econômicas