metropoles.com

Haddad agradece a Lira por “fazer agenda de reformas avançar”

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad agradeceu ao presidente da Câmara, Arthur Lira, pela determinação com iniciativas econômicas do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Haddad e Arthur Lira, em entrevista coletiva, com microfones de emissoras à frente - Metrópoles
1 de 1 Haddad e Arthur Lira, em entrevista coletiva, com microfones de emissoras à frente - Metrópoles - Foto: Reprodução

Durante reunião de instalação do Comitê Nacional do G20, nesta quinta-feira (23/11), o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, agradeceu ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pela “determinação em fazer a agenda de reformas avançar”.

Lira foi um dos convidados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em encontro no Palácio do Planalto para instalação do Comitê Nacional do G20. O Brasil assume a liderança do bloco que reúne as maiores economias do mundo em 1º de dezembro, para mandato de um ano.

Haddad afirmou que a “dinâmica externa” impulsiona acontecimentos que impactam ações internas. “Nós estamos cuidando do motor interno nesse seu primeiro ano de mandato [do presidente Lula]. Fizemos uma série de iniciativas econômicas, às quais o Congresso está dando atenção especial”, iniciou.

“Agradeço ao presidente Arthur Lira, aqui presente, pela determinação em fazer a agenda de reformas avançar. A economia está gerando empregos e há um trabalho incansável de todos os meus colegas ministros aqui presentes, recuperando a capacidade do governo de fazer políticas públicas nas mais diversas áreas”, continuou o ministro.

O agradecimento feito por Haddad a Lira ocorre em um momento em que a Fazenda negocia a aprovação de medidas importantes no Congresso até o fim de 2023. As medidas visam ampliar a arrecadação federal e cumprir a meta de déficit zero em 2024.

Entre as matérias que estão na Câmara, estão a regulamentação das subvenções estaduais na base de cálculo de tributos federais e o fim da dedutibilidade dos Juros sobre Capital Próprio (JCP).

Presença de Lira e formação de grupos de trabalho

Na ocasião, que marcou o encerramento da gestão da Índia na liderança do foro, Lula explicou que as propostas brasileiras serão elaboradas em três linhas: combate à fome, transição energética e desenvolvimento sustentável, e nova governança global.

Além disso, o mandatário brasileiro anunciou a criação de grupos de trabalho contra a fome, transição energética e empoderamento feminino. Em novembro do próximo ano, o Rio de Janeiro sediará a 19ª Cúpula de chefes de Estado e governo do bloco.

Além do primeiro escalão do governo, compareceram ao evento os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?