metropoles.com

Haddad diz que 7 milhões de brasileiros quitaram dívidas no Desenrola

Segundo Fernando Haddad, ministro da Fazenda, potencial do programa de renegociação de dívidas é de 30 milhões de brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Economia, Fernando Haddad, é entrevistado no estúdio do Metrópoles reforma tributária
1 de 1 Ministro da Economia, Fernando Haddad, é entrevistado no estúdio do Metrópoles reforma tributária - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta terça-feira (21/11), que 7 milhões de brasileiros quitaram suas dívidas no Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal. Segundo ele, o potencial do programa é de 30 milhões de pessoas.

“Nós temos 7 milhões de brasileiros que conseguiram pagar suas dívidas. Temos 1 milhão de brasileiros de baixa renda, outros 2,2 milhões de brasileiros que conseguiram (renegociar) na Plataforma e temos outros 4 milhões que conseguiram junto à rede bancária na primeira fase do programa. Totalizando 7 milhões”, disse Haddad.

O ministro participou na live semanal Conversa com o Presidente, ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A grande vantagem desse programa é que quando você aceita pagar aquela dívida com desconto que os credores deram, a sua dívida está quitada e teu nome está limpo cinco dias depois”, prosseguiu ele.

Na segunda-feira (21/11), o programa passou a oferecer condições de parcelamento para dívidas com valor atualizado de até R$ 20 mil de devedores com renda de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O Desenrola abrange dívidas negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022. A iniciativa do Ministério da Fazenda visa limpar o nome dos brasileiros, após um cenário de crise econômica e endividamento na pandemia, e trazer esse público de volta para o mercado consumidor.

Haddad fala em Mutirão Desenrola

Haddad destacou que as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil vão abrir uma hora mais cedo nesta quarta-feira (22/11), quando acontecerá o “Dia D – Mutirão Desenrola”.

A ideia do mutirão é dar mais tempo para atendimentos a pessoas endividadas, que ainda não estão a par dos benefícios concedidos pelo governo federal para a renegociação dos débitos.

A ação envolve organizações da sociedade civil, bancos públicos e privados e outros credores para fomentar as renegociações de débitos e ampliar o alcance do programa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?