metropoles.com

Hackers vazaram dados de funcionários e contratos da Embraer, diz site

Em novembro, a fabricante de aeronaves foi vítima de um ataque de ransomware e se recusou a negociar com os criminosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida de aeronave com o logotipo da Embraer - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de aeronave com o logotipo da Embraer - Metrópoles - Foto: Divulgação

Um grupo de hackers é acusado de vazar informações da Embraer após a empresa ter se negado a negociar o pagamento de resgate aos cibercriminosos. Em novembro, a fabricante de aeronaves foi vítima de um ataque de ransomware.

Segundo o site ZDNet, os dados foram disponibilizados em um endereço hospedado na dark web que pertence a uma gangue cibernética chamada RasomExx, ou Defray777.

4 imagens
1 de 4

Avião da Embraer

Divulgação
2 de 4

Reprodução
3 de 4

Roosevelt Cassio/Sindmetalsjc
4 de 4

Michael Melo/Metrópoles

O vazamento ocorreu após a empresa ter se recusado a negociar com os criminosos e optado por restaurar os sistemas de backups. Ainda conforme o portal, os dados vazados dizem respeito a contratos comerciais, simulações de voo e até de funcionários da Embraer.

O Metrópoles procurou a Embraer para comentar o vazamento de dados, mas a empresa não havia respondido até a última atualização desta reportagem. O espaço permanece aberto.

Ataque

Na noite de 30 de novembro, a Embraer informou que havia sofrido o ataque cibernético em um dos seus sistemas de tecnologia da informação. Segundo a companhia, a investida resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos à empresa na madrugada do dia do ataque.

“O referido ataque cibernético foi identificado em 25 de novembro de 2020, o qual indisponibilizou o acesso a apenas um único ambiente de arquivos da companhia”, afirma a fabricante de aviões, em fato relevante.

Diante do ocorrido, a empresa brasileira informou ter dado início a uma investigação, com o isolamento de alguns dos sistemas, o que causa consequências, mesmo que temporárias, em algumas operações.

Na ocasião, a companhia ressaltou que estava realizando procedimentos em regime de contingência, o que reduziria impactos nos trabalhos da aérea. Por fim, também informou que ainda são avaliados como os negócios e terceiros podem ter sido prejudicados, bem como as medidas a serem tomadas. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?