metropoles.com

Hackers que expuseram dados de Carla Zambelli pedem foco em denúncias

Para grupo, é preciso focar em descaso de deputada com tragédia em São Paulo e relação com hacker, e não com assinatura do Brasileirinhas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Anomynous
1 de 1 Anomynous - Foto: Reprodução

O perfil no Twitter EterSec Anonymous cobrou nesta quinta-feira (23/2) que a cobertura jornalística sobre dados vazados da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foque em denúncias. Nessa quarta-feira (22/2), a conta publicou um link onde é possível fazer download de supostos dados bancários da parlamentar. Entre os extratos, estava a compra em um site de conteúdo adulto, o que chamou atenção na internet. A assinatura do site foi, posteriormente, negada por Zambelli.

A descrição do perfil que publicou os dados afirma que a EterSec Anonymous é “um braço da Anonymous no Brasil”. Os Anonymous são um grupo internacional de hackers que ficou conhecido por, ao longo dos anos, atuar por meio de ativismo na internet. Para o EterSec, o importante das denúncias é que a deputada estava em um spa enquanto acontecia a tragédia no litoral de São Paulo e a sua ligação com Walter Delgatti, hacker pivô da Vaza Jato.

“A mídia novamente fez um recorte inútil de uma de nossas operações, tirando a atenção do que realmente importa em nosso último exposed. Zambelli estava em um spa enquanto o litoral de São Paulo acumulava mortes”, diz o grupo.

“Também chamamos atenção para a relação entre Zambelli e Delgatti, que, apesar de ter sido personagem de matérias onde ele confessa que cometeu crimes contra o processo eleitoral e a tentativa de invadir o celular de um ministro da Suprema Corte, nas últimas semanas não recebeu a mesma atenção que a informação de que existe uma assinatura do site Brasileirinhas no CPF de Carla Zambelli”, continuam os hackers.

Veja:

Desde as chuvas que atingiram o litoral de São Paulo no Carnaval, o estado acumula 49 mortes e 1,7 mil pessoas desalojadas. Nessa quarta, Carla Zambelli criticou a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, por participar da folia em meio à tragédia no estado paulista. Para o grupo que expôs os dados da parlamentar, o mesmo pode ser afirmado de Zambelli, que estaria relaxando enquanto o estado pelo qual foi eleita contabilizava óbitos.

Briga de hackers

O EterSec Anonymous chamou atenção para a relação da deputada federal com um outro hacker, Walter Delgatti. Delgatti foi uma das pessoas que ajudou a revelar as irregularidades da Operação Lava Jato, disponibilizando ao site The Intercept Brasil as conversas privadas entre os investigadores e deles com o ex-juiz Sérgio Moro. As interações indicam que havia conluio entre o juízo e a acusação.

Em 7 de fevereiro último, o site The Brazilian Report revelou áudio em que Delgatti admite tentar hackear o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes. O magistrado é desafeto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem Zambelli é aliada.

Antes, o hacker já havia se aproximado do grupo político do ex-presidente. Segundo matéria do colunista Rodrigo Rangel, Delgatti procurou Zambelli em agosto de 2022 afirmando que se sentia abandonado pelo PT e queria ajudar na campanha de Bolsonaro. A partir daí, a deputada organizou um encontro com o então presidente.

Dados da deputada

O EterSec expôs diversos dados de Carla Zambelli na internet, incluindo o número de telefone dela. Entre as informações publicadas, o único dado errado diz respeito à cidade em que Carla nasceu. O grupo de hackers afirmou que ela é natural de Birigui, mas a deputada nasceu em Ribeirão Preto. Dados como o número de CPF e título de eleitor da deputada estão corretos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?