metropoles.com

Hackers: ataques de ransonware a empresas crescem no país

De acordo com levantamento da ISH Tecnologia, 13 mil companhias brasileiras são atacadas mensalmente, sendo que 57% são do tipo ransomware

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
computador
1 de 1 computador - Foto: Pixabay

Ataques cibernéticos a empresas no país levantam várias questões sobre cibersegurança durante o ano. O mais recente contra uma grande empresa ocorreu na última quinta (19/8) e deixou o e-commerce da Renner fora do ar. Parte dos sistemas da empresa ainda estão inoperantes, o que demonstra a gravidade desse tipo de ação de hackers.

Em comunicado, a varejista anunciou que não houve vazamento de dados.

Segundo especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, o números mostram que o problema no país é maior do que se imagina. De acordo com levantamento da ISH Tecnologia, 13 mil companhias brasileiras são atacadas mensalmente, sendo que 57% são do tipo ransomware. Esse tipo de ataque cibernético pede resgate em dinheiro.

Além disso, os resgates também estão mais caros. De acordo com a empresa Unit 42, os valores dos resgates saltaram 82% no último ano e chegaram a US$ 570 mil por ocorrência.

Ao contrário das grandes cifras exigidas nos resgates, o investimento em proteção está longe de acompanhar o tamanho do problema. Segundo dados da consultoria de risco Cyber Risk e da corretora Marsh Brasil, apenas 5% do orçamento das empresas de TI são gastos em cibersegurança.

Exceção nessa tendência, o setor financeira abre mais a carteira para esse investimento, o que eleva corresponde entre 15% e 18% dos gastos.

Receita do mal

Para o presidente da startup de cibersegurança PSafe, Marco DeMello, o ransomware virou uma indústria que vai gerar mais de US$ 20 bilhões de receita neste ano. E alerta para o cuidado no próprio jardim. Ele acredita que o empresário brasileiro ainda pensa que esse tipo de problema só acontece com multinacional, mas a história está mostrando que todas as empresas são alvos.

Já para Marcus Garcia, vice-presidente de tecnologia e produtos da FS, empresa especializada em tecnologia e medidas de segurança, o investimento em sistema de backups robustos é vital, pois nem sempre o pagamento do resgate garante o reestabelecimento das informações. De acordo com o executivo, entre 40% a 50% dos hackers não cumprem a palavra em casos internacionais mesmo após receberem o dinheiro.

Além do recente caso da Renner, outras empresas também foram alvos do mesmo tipo de invasão no sistema: JBS, Fleury e Protege aumentam a lista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?