Hacker invade site do Dnit e posta: “Estou apenas começando”
Página exibiu mensagem de cibercriminoso e ficou fora do ar no início da manhã desta quarta-feira (15/04)
atualizado
Compartilhar notícia
A página do Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito (Dnit) foi invadida por hackers na manhã desta quarta-feira (15/4). Em vez do layout oficial das páginas do governo federal, usuários que tentaram acessar o endereço se depararam com uma tela em branco e uma mensagem dos invasores a políticos.
“Então, seus corruptos de merda, acham mesmo que não tem ninguém de olho em vocês?”, diz o recado do cibercriminoso, intitulado Fireblood. E completa: “Já tenho o lugar de vocês reservado no inferno, estou apenas começando”.
O Metrópoles acessou outros sites do governo para verificar se mais órgãos haviam sido vítimas do hacker. Todos os endereços remetiam às páginas originais e, por volta das 10h, o site do Dnit voltou ao ar.
Leia a nota do Dnit sobre a invasão:
As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atuaram prontamente e já normalizaram o acesso ao site e sistemas da Autarquia nesta quarta-feira, 15 de abril. Mais cedo, ataque de grupo hacker alterou indevidamente o registro do DNIT no departamento responsável pelo domínio “.br”, redirecionando o site da Autarquia para outra página.
O DNIT reitera que os dados da Autarquia não foram acessados pelo grupo atacante. A ação, de origem externa, não comprometeu qualquer servidor de aplicação ou informações do Departamento. Além disso, não houve qualquer descontinuidade, no ambiente interno, dos serviços de tecnologia da informação, uma vez que o ataque consistiu em desvio do endereço para um outro servidor.
Além de restaurar o acesso ao site e sistemas, a equipe do DNIT notificará a Secretaria de Governança e Integridade do Ministério da Infraestrutura e a Polícia Federal sobre o ocorrido, objetivando a plena elucidação dos fatos e a punição dos responsáveis pelo ataque.