metropoles.com

Há 74 dias no cargo, ministro da Educação sairá de férias em julho

Abraham Weintraub emendou “recesso” durante o feriado de Corpus Christi e se ausentará da Esplanda por uma semana em julho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles
Ministro Educacao
1 de 1 Ministro Educacao - Foto: Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

Há 74 dias no cargo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, emendou um recesso durante o feriado de Corpus Christi, nessa quinta-feira (20/06/2019), e sairá de férias por uma semana no próximo mês. O economista assumiu a pasta em 8 de abril, quando Ricardo Veléz Rodríguez caiu.

Weintraub se afastou dos trabalhos no Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira (19/06/2019). Também não trabalhou no feriado de quinta. Nesta sexta-feira (21/06/2019), o ministro está de “férias” por um dia. Contando com o fim de semana (sábado, 22, e domingo, 23), ele se ausentará por cinco dias da Esplanada dos Ministérios.

Mas o descanso não se limita a junho. No próximo mês, Weintraub se afastará do trabalho por uma semana. O ministro sairá novamente de férias, entre os dias 20 e 27. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira.

O documento que traz a ausência do ministro foi publicado como “despachos do presidente da República”, ou seja, foi autorizado por Jair Bolsonaro (PSL).

Weintraub chegou ao MEC após uma severa crise com o ex-titular da pasta Veléz Rodríguez. Uma sucessão de demissões, cancelamentos de provas e cortes na pasta levou Bolsonaro a demitir o colombiano.

Weintraub era secretário executivo da Casa Civil e atuava com o ministro-chefe da pasta, Onyx Lorenzoni, que o apresentou a Bolsonaro. O mandatário da Educação assumiu o cargo em 1º de janeiro.

O ministro é especialista em Previdência. Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desde 2014, o hoje ministro liderava o Centro de Estudos em Seguridade Social (CES).

Por telefone, a assessoria do Ministério da Educação justificou que Weintraub tem férias vencidas desde a passagem pela Unifesp. A pasta afirmou que não haverá prejuízos ao trabalho do ministério.

Moro vai aos Estados Unidos
No mesmo documento, Bolsonaro autoriza o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a se ausentar do país no próximo mês. Centralizando uma crise após o vazamento de supostas conversas com integrantes da Lava Jato, o ex-juiz irá aos Estados Unidos.

Entre 22 e 26 de junho, Moro passará por El Paso e Washington. A justificativa para a viagem seria “realizar visita técnica a instituições norte-americanas”. O presidente autorizou o deslocamento na última quarta-feira (19/06/2019), mas só foi publicado nesta sexta (21/06/2019).

No começo do mês, Moro esteve na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, para participar da cerimônia da Operación Nueva Alianza XIX. No evento, autoridades paraguaias combatem o narcotráfico e o plantio de maconha no país.

Veja o despacho publicado nesta sexta-feira (21/06/2019):

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?