metropoles.com

Guilherme Amado conta em livro bastidores do negacionismo no Planalto

Colunista do Metrópoles lança Sem Máscara, com detalhes sobre as escolhas conscientes que atrapalharam o enfrentamento à Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
bolsonaro com cloroquina
1 de 1 bolsonaro com cloroquina - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Apesar ter ter chamado a doença de “gripezinha”, o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve sua gestão dramaticamente marcada pela Covid-19. Os bastidores das tormentas que marcaram a maneira errática do governo de lidar com a pandemia que tomou a vida de mais de meio milhão de brasileiros são o fio condutor do livro Sem Máscara – O governo Bolsonaro e a aposta pelo caos, que o jornalista Guilherme Amado, colunista do Metrópoles, lança pela editora Companhia das Letras na quarta-feira (1º/6).

Na obra, Amado explica, em detalhes apurados diretamente com os envolvidos, episódios dramáticos que acabaram simplificados ou sufocados no cotidiano de uma cobertura jornalística exaustiva.

Episódios como a luta do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta para convencer o ex-chefe da gravidade da situação, um esforço que teve o apoio de chefes dos outros Poderes e até dos militares com mesa no Palácio do Planalto, mas acabou infrutífera. Ou a tentativa do senador Flávio Bolsonaro de convencer o pai a se vacinar contra a Covid, frustrada quando a possibilidade foi apurada por uma instituição que o presidente considera inimiga – a imprensa.

Livro "Sem máscara", de Guilherme Amado
Capa do livro Sem Máscara – O Governo Bolsonaro e a Aposta pelo Caos

Amado revela como, desde o começo da pandemia, mesmo municiado de todas as informações disponíveis sobre a seriedade do momento, Bolsonaro fez escolhas conscientes contra todas as recomendações da ciência para enfrentar o vírus. E mostra as consequências práticas da atitude do presidente, como a demora em investir na vacina e a aposta em soluções sem eficácia, como a cloroquina (imagem em destaque).

No capítulo “Pazuello, pesadelo”, por exemplo, o jornalista detalha os esforços do Itamaraty para tentar criar uma OMS “paralela” em Genebra, agrupando países dispostos a deixar a Organização Mundial de Saúde durante a pandemia.

Insatisfação de Guedes, atos golpistas de 7 de Setembro e embate com o STF

A narrativa de Guilherme Amado não se restringe aos acontecimentos ligados ao enfrentamento à pandemia. O jornalista mostra ainda que a maneira bélica de lidar com a emergência de saúde pública foi o método de Bolsonaro para tratar de toda a administração pública.

O autor revela como outros personagens institucionais, como ministros do Supremo, o ex-presidente Michel Temer (MDB) e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e (então) da Câmara, Rodrigo Maia (PSDB), se esforçaram para evitar episódios como a escalada golpista dos atos de 7 de Setembro de 2021 ou o desfile de tanques na Esplanada dos Ministérios no dia em que a PEC do Voto Impresso foi votada e sepultada no Congresso.

As poucas oportunidades em que esse esforço deu frutos estão registradas no livro de Amado. Um exemplo foi quando Bolsonaro foi convencido pelo senador Davi Alcolumbre e pelo ministro Dias Toffoli a desistir de afrontar o Supremo e não renomear o assessor Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal, em abril de 2020.

Ou quando o presidente não cedeu à pressão de alguns de seus ministros para desrespeitar determinação do STF e não entregar o vídeo da infame reunião ministerial de 22 de abril de 2020, que se tornou pública devido à acusação do ex-ministro Sergio Moro de que o presidente queria interferir na PF para proteger seus filhos.

A preocupação de Bolsonaro com os filhos, aliás, é outro assunto destrinchado nas mais de 400 páginas de Sem Máscara. Um dos episódios narrados é sobre a decisão de Bolsonaro de deixar o filho Carlos morando no Palácio da Alvorada por boa parte do ano passado, temendo que o vereador carioca fosse preso.

São personagens de destaque, também, os ministros de Bolsonaro e as tensões que o estilo do chefe impõem a eles. No capítulo “Biografia é o caralho”, por exemplo, Amado narra o dia em que Paulo Guedes cogitou seriamente pedir demissão do governo – e porque desistiu.

9 imagens
Médica Nise Yamaguchi na CPI da Covid
Bolsonaro ergue caixa de cloroquina a apoiadores no Palácio da Alvorada em julho de 2020
Randolfe Rodrigues na CPI da Covid
Luciano Hang na CPI da Covid
Pacientes recuperados da Covid-19 retornam a Manaus
1 de 9

O ex-ministro Pazuello depõe na CPI da Covid-19

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 9

Médica Nise Yamaguchi na CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 9

Bolsonaro ergue caixa de cloroquina a apoiadores no Palácio da Alvorada em julho de 2020

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 9

Randolfe Rodrigues na CPI da Covid

Aline Massuca/ Metropoles
5 de 9

Luciano Hang na CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 9

Pacientes recuperados da Covid-19 retornam a Manaus

Mauro Neto/Faar
7 de 9

A capital do Amazonas sofreu com a falta de oxigênio em janeiro

Hugo Barreto/Metrópoles
8 de 9

Enterro noturno no auge da pandemia

Fábio Vieira/Metrópoles
9 de 9

Prefeitura de Goiânia chegou a usar escavadeiras para abrir covas, em 2021

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Lançamento em Brasília

Guilherme Amado lança Sem Máscara na próxima quarta-feira (1º/6) na livraria da Travessa do Casa Park, em Brasília, a partir das 19h. O evento contará com um bate-papo entre o autor e o jornalista Bruno Boghossian.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?