Guia flagra tromba d’água no Vale da Lua, na Chapada; veja vídeo
Filmagem foi feita no Vale da Lua, região muito procurada por turistas de todo o Brasil. Fenômeno é comum nessa época e causa acidentes
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Imagens de uma cabeça ou tromba d’água no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, divulgadas nessa segunda-feira (22/2) são impressionantes. Chama atenção o volume de água passando pelo local que normalmente é praticamente seco. As cenas foram divulgadas no perfil de Instagram de uma guia da região.
A guia Luzis Mariano contou ao Metrópoles que tem chovido forte na região e que o local está isolado para impedir que seja acessado por visitantes. Ela salienta a importância de que as pessoas que visitam a Chapada procurem orientações de guias locais, pois eles sabem das peculiaridades da região.
A filmagem mostra a torrente descendo pelas pedras e aumentando em poucos segundos a quantidade de água que passa pelo local.
Veja vídeo:
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na região nordeste de Goiás, é um dos destinos turísticos mais procurados do estado e um dos preferidos do Brasil.
Nos meses mais chuvosos do ano na região central do Brasil (normalmente entre outubro e abril) são comuns esses tipos de ocorrências. Não são raros os casos de acidentes. No parque, inclusive, antes de ser iniciada uma trilha é feito um curso de treinamento rápido a respeito dos riscos. A recomendação é sempre que o visitante esteja atento ao céu, caso observe que esteja chovendo acima do local onde está, sempre deve ser evitada a permanência nas cachoeiras e cânions.
Cuidados
No próprio site do parque, são feitos alertas quanto a esses casos. “Atenção: Em épocas de chuva existe o risco de ocorrência de trombas [cabeças] d´água, fenômeno decorrente do acúmulo de água na cabeceira do rio, provocando uma enchente repentina arrastando o que estiver em seu curso”.
Além disso, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros recomenda, ainda em seu portal, a contratação de um condutor local de visitantes autorizado para que o turista tenha mais segurança a respeito de situações como a descrita acima, sem contar que com guias, isso poderá “enriquecer sua experiência e seu aprendizado sobre a biodiversidade, geografia e cultura regionais”.
Acidentes
A ocorrência de trombas ou cabeças d’água na região no período chuvoso são comuns e sempre são registrados problemas. No final de 2019, um brasiliense que morava em São Paulo foi arrastado pelas águas justamente no Vale da Lua. O corpo dele foi localizado dias depois. Além disso, outro brasiliense morreu no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ainda no final daquele ano após se separar do grupo com o qual estava. Ele foi localizado pelos bombeiros dentro d’água.