metropoles.com

Guerra na Ucrânia e batata frita: como 1º ano de conflito afeta bolso

Primeiro ano de guerra entre Ucrânia e Rússia foi marcado pela alta de preços de alimentos no Brasil. Entenda a relação entre esses pontos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ilustração
batata-frita
1 de 1 batata-frita - Foto: Ilustração

Nos últimos meses, as idas aos supermercados têm ficado cada vez mais caras. Vários itens apresentaram alta e, em comparação com os primeiros meses de 2022, muitos produtos quase dobraram de valor. Você já reparou, por exemplo, no preço do pacote de batatas pré-fritas congeladas? Em um ano, o mesmo pacote que era vendido por cerca de R$ 17 passou a ser encontrado por R$ 28. O que explica esse aumento? De acordo com um especialista ouvido pelo Portal T5, o preço elevado é consequência da guerra na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro de 2022.

Há um ano, o T5, parceiro do Metrópoles, conversou com o supervisor de Comércio Exterior Moisés Pacelli sobre os impactos que poderiam ser sentidos em estados brasileiros por causa do conflito no Leste Europeu. Na época, ele explicou que havia a possibilidade de aumento nos preços de alimentos e combustíveis. E assim aconteceu.

Mas o que a batatinha tem a ver com a guerra? De acordo com Moisés, o Brasil produz e também importa a batata que consome. Em razão da guerra da Ucrânia, o valor da batata comprada de outro país aumentou e, como consequência, o preço final do produto para os brasileiros também.

Leia a matéria completa no Portal T5, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?