metropoles.com

Guedes compara reajustes salariais com tragédia de Brumadinho

O ministro disse que os reajustes são como o acidente em Brumadinho: “Pequenos vazamentos sucessivos até explodir barragem e morrerem todos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O atual ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, enviou nesse domingo (26/12) um texto ao presidente Jair Bolsonaro, a colegas da Esplanada dos Ministérios e integrantes de sua equipe econômica se posicionado contra os reajustes salariais em todas as categorias de servidores federais. Trechos foram divulgados pela coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Segundo o ministro, “quem pede aumento agora não quer pagar pela guerra contra o vírus” e “está dizendo: ‘já tomei minha vacina, agora quero reposição de salário, não vou pagar pela guerra ao vírus'”. Ele defende que os reajustes precisam ser reforçados por uma reforma administrativa anterior: “Sem isso, reajuste geral para o funcionalismo é inflação subindo”.

Guedes insiste que a reestruturação das carreiras federais é a melhor solução, “melhor ainda se dentro de uma reforma administrativa”, que cortaria “R$ 30 bilhões por ano e, assim, poderia aumentar 10% dos salários do funcionalismo após a reforma”.

Ele comparou o possível reajuste à tragédia de Brumadinho: “Temos que ficar firmes. Sem isso, é Brumadinho: pequenos vazamentos sucessivos até explodir barragem e morrerem todos na lama”.

O recado enviado para autoridades aconteceu devido à aprovação da proposta de orçamento da União para 2022, que confirma o reajuste salarial para servidores da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O projeto foi autorizado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional na terça-feira passada (21/12).

A proposta depende agora da sanção presidencial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?