metropoles.com

Guajajara defende diálogo com municípios para garantir Marco Temporal

Presidente Lula vetou partes do texto do Marco Temporal, que determina apenas a demarcação das terras indígenas ocupadas até outubro de 1988

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Foto colorida da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), afirmou, em entrevista ao Metrópoles, que tem articulado junto aos municípios e estados para garantir a manutenção dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao texto do Marco Temporal, aprovado pelo Congresso Nacional no fim de setembro.

“Estou chegando hoje [16/11] do Mato Grosso do Sul, onde nós tivemos ali uma importante conversa com o governador [Eduardo Riedel (PSDB)] e também com 14 prefeitos dos 31 municípios que têm territórios indígenas. E um dos pontos de discussão foi exatamente essa questão fundiária”, destacou a ministra.

5 imagens
1 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
2 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
3 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
4 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
5 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

“Nós entendemos que é preciso haver esse diálogo também com essa base nos municípios, nos estados, para que a gente possa ir ali construindo entendimentos. Acho que o Marco Temporal, por si só, não resolve toda essa insegurança jurídica alegada pela propriedade privada, por seus representantes”, completou Guajajara.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende que o Marco Temporal seja uma ferramenta para garantia do direito à propriedade privada dos agricultores. O grupo tem trabalhado no Congresso Nacional para derrubar os vetos presidenciais ao texto.

Confira aqui a entrevista completa:

Marco Temporal

O texto do Marco Temporal foi aprovado em 27 de setembro no Senado Federal. Um dos pontos principais da proposta permite apenas a demarcação dos territórios indígenas ocupados até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal. O projeto também premia a exploração de minérios e a plantação de transgênicos dentro das terras.

O presidente Lula vetou 34 pontos da proposta, entre eles o entendimento em relação à data da demarcação das terras indígenas. O petista manteve apenas os trechos sobre a modalidade dos territórios para reconhecimento da demarcação e aqueles relacionados à transparência do processo administrativo.

Agora, o Congresso analisará os vetos e decidirá se vai ou não mantê-los.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?