Guaíba ultrapassa 5 metros e prefeito apela: “Ninguém volte para casa”
A previsão das autoridades é de que o Guaíba atinja a cota de 5,5 metros nesta terça-feira (14/5) devido às chuvas no Rio Grande do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, subiu novamente e chegou aos 5,05 metros, às 18h desta segunda-feira (13/5). As informações são da Agência Nacional de Saneamento Básico (ANA). O prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB), acredita que o número de atingidos pelas inundações aumente ainda mais. Ele alerta para que a população não volte para casa ainda.
“O apelo que quero fazer é que ninguém volte para casa. Tomara que não chegue a 5,5 [metros], mas eu tenho de acreditar na ciência, nos hidrólogos. Não dá para voltar e pode até estender um pouquinho essa lâmina [de água], atingindo 6 mil pessoas a mais”, disse em entrevista coletiva, na tarde desta segunda.
A previsão das autoridades é que a cota do Guaíba chegue a 5,5 metros nesta terça-feira (14/5), devido ao atual volume de chuvas no Rio Grande do Sul. O recorde histórico é de 5,35 metros, registrado no último domingo (5/5).
Chuvas no RS
As chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul já matou, até a última atualização da Defesa Civil, 147 pessoas. Ao todo, são 806 feridos e 127 desaparecidos.
O número de municípios atingidos chegou a 450, correspondendo a mais de 90% do estado. São mais de 2 milhões de pessoas afetadas, sendo 538.245 desalojadas e 77.405 em abrigos.