Guaíba deve superar a cota de alerta nesta quarta
Segundo boletim da UFRGS, o nível do Guaíba deve subir e voltar a normalidade ainda nesta semana. O nível de alerta é de 3,15 metros
atualizado
Compartilhar notícia
O Guaíba pode ultrapassar, nesta quarta-feira (19/6), a cota de alerta. Projeção emitida nesta segunda-feira (17/6), pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aponta que a marca é um sinal de atenção para a gestão de risco da prefeitura de Porto Alegre, mas não representa o avanço das águas sobre a região central da cidade.
De acordo com o boletim da UFRGS, o rio deve baixar da cota de alerta até a sexta-feira (21/6). O instituto considera as medições e níveis da régua emergencial instalada na Usina do Gasômetro, que marcava 2,80 metros às 13h15 desta segunda. O nível de alerta da régua é de 3,15 metros.
O boletim também indica que não há está em vista a possibilidade de o Guaíba voltar a superar a cota de inundação. O rio deve subir e descer sem sair do seu leito. A cota de inundação é de 3,60 metros.
No boletim, os hidrólogos Rodrigo Paiva, Fernando Fane e Matheus Sampaio destacam que as chuvas ocorridas no final de semana foram superiores em relação às previstas inicialmente pelos modelos meteorológicos, causando aumento nos volumes dos rios afluentes e nos níveis previstos para o Guaíba.
“É necessário seguir com atenção a chuva observada, considerando a incerteza da previsão meteorológica”, diz o boletim.