metropoles.com

Grupo de transição aponta mais de 40 terras indígenas para demarcação

Governo de Jair Bolsonaro (PL) acumulou processos e se manifestou contrário à demarcação de terras indígenas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Indígenas durante protesto ‘A Queda do Céu’, no gramado da Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (13/04).
1 de 1 Indígenas durante protesto ‘A Queda do Céu’, no gramado da Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (13/04). - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O grupo de trabalho dos povos originários, parte da equipe de transição do governo eleito, identificou mais de 40 terras indígenas com demarcação pendente. A informação consta no relatório final apresentado pelo GT formado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante todo o governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não demarcou terras indígenas e fez desta uma das pautas defendidas por ele, tanto na campanha eleitoral de 2018 quanto de 2022. Ele também se manifestou a favor da manutenção do chamado marco temporal.

De acordo com Luiz Henrique Eloy Amado, jurista e antropólogo indígena e membro do GT, são 13 terras indígenas com homologação pendente, 25 para declaração e 41 com demarcação física para efetivar. A recomposição do orçamento da saúde indígena e da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a retirada urgente de garimpeiros das terras indígenas também são apontadas como prioridades no relatório.


O processo de demarcação de terras indígenas é constituído por sete fases. Inicialmente, são feitos estudos de identificação com a produção de um relatório. Com o relatório aprovado pela Funai, abre-se o período para a ampla defesa ou contraditório em até 90 dias depois da publicação do relatório pela fundação.

A Funai encaminha o processo ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que publica a decisão. A demarcação precisa ser homologada por decreto do presidente da República. A última fase é o registro, feito até 30 dias após.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?