metropoles.com

Grupo técnico não tratará da divisão de pasta da Justiça, diz Dino

Ministeriável, senador eleito Flávio Dino defendeu a integração de Justiça e Segurança Pública. GT se reúne nesta 5ª em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Na imagem colorida, Flávio Dino fala diante de microfones no grupo de transição de Justiça e Segurança Pública - Metrópoles
1 de 1 Na imagem colorida, Flávio Dino fala diante de microfones no grupo de transição de Justiça e Segurança Pública - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino (PSB) disse, nesta quinta-feira (17/11), que o grupo técnico de trabalho da Justiça e Segurança Pública não vai tratar da possível separação da pasta. O grupo realiza sua primeira reunião nesta quinta, na sede do gabinete de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

O desmembramento da pasta é estudada pelo governo eleito, mas Dino, que é cotado para o cargo de ministro da área, defende a integração.

Questionado sobre o possível desmembramento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Dino respondeu: “É uma decisão que cabe ao presidente Lula. Não vamos tratar disso no grupo técnico, porque as opiniões são parecidas e antigas. Esse debate tem pelo menos 20 anos. O presidente Lula conhece as posições, e caberá a ele decidir. O grupo técnico vai tratar de política pública, de segurança na Amazônia, de crimes digitais, questão penitenciária, consumidor”.

O senador salientou que a decisão ficará a cargo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

“Vamos esperar a posição do presidente Lula, ele é o técnico. Jogador não escala time, quem escala time é técnico. A minha posição é que eu não sou presidente da República. Tecnicamente, eu sempre defendi o modelo de integração”, completou.

Enquanto Dino atua para evitar a divisão, juristas e advogados que também fazem parte do grupo temático defendem a separação das pastas.

Entre esses juristas, estão os advogados Cristiano Zanin, que defendeu Lula na Lava Jato e na campanha, Pedro Serrano e Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas.

Reunião com atual ministro da Justiça

Na tarde desta quinta, Dino e outros integrantes do GT de Justiça e Segurança Pública vão se reunir com o atual ministro da pasta, Anderson Torres, no Palácio da Justiça. A reunião foi demandada por Dino.

O senador disse que a reunião visa “estabelecer diálogo, que garanta o fluxo de informações, na diretriz dada pelo presidente Lula, de garantir a continuidade do serviço público”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?