Grupo suíço fecha acordo com o MPF e pagará US$ 40 milhões à Petrobras
Glencore Xstrata, empresa anglo-suíça de commodities de mineração, se declarou culpada por atos de corrupção envolvendo a petroleira
atualizado
Compartilhar notícia
Após se declarar culpada por atos de corrupção que envolveram a Petrobras, a Glencore Xstrata, empresa multinacional anglo-suíça de commodities de mineração, fechou um acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) brasileiro e se comprometeu a pagar uma multa de quase US$ 40 milhões. As informações são do Estadão.
O acordo ainda precisa ser homologado, mas a expectativa é que a quantia seja depositada em parcela única dentro de 30 dias após a chancela. O dinheiro será repassado direto para a Petrobras.
A Glencore reconheceu ter pago propina em troca do favorecimento em operações de compra e venda de combustíveis da Petrobras no mercado externo. As suspeitas foram levantadas pela Operação Lava Jato.
O MPF também adiantou que o grupo anglo-suíço também prometeu entregar “informações e provas relevantes sobre os ilícitos, identificando os participantes”, o que, segundo o órgão, vai abastecer investigações sobre corrupção, lavagem de dinheiro, peculato, improbidade e crimes contra o sistema financeiro nacional.
Compliance
Em comunicado publicado nesta terça, a Glencore informou que “reforçou suas estruturas de compliance”, com base nas “melhores práticas internacionais”, e que não é mais a mesma empresa que foi quando “práticas inaceitáveis” ocorreram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.