Grupo que diz ter hackeado Conecte SUS assume ataque aos Correios
Sistema ficou fora do ar por duas horas na manhã desta quinta-feira (23/12), mas não houve perda ou sequestro de dados
atualizado
Compartilhar notícia
O Lapsus$ Group, grupo hacker que assumiu o ataque ao site e sistemas do Ministério da Saúde no início deste mês dezembro, informou, nesta quinta-feira (23/12), que é o responsável por derrubar o site dos Correios. O portal da estatal e o sistema interno dos Correios ficaram fora do ar, pela manhã, por quase duas horas.
Os Correios, no entanto, já voltaram a operar com quase toda a capacidade, segundo nota da empresa, e não teria havido perda ou sequestro de dados.
“Anunciamos um ataque cibernético contra o correios.com.br. Os serviços estão atualmente off-line. Mais informações em breve”, diz mensagem publicada no grupo direto dos hackers no Telegram.
Além do ataque ao Ministério da Saúde, o grupo Lapsus$ diz também ser o responsável por derrubar os sistemas da Polícia Federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério da Economia.
Ataques ao Ministério da Saúde
O aplicativo Conecte SUS ficou inativo após o Ministério da Saúde sofrer dois ataques hackers. O primeiro ocorreu no dia 10 de dezembro. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atingiu a rede da Embratel, empresa ligada à instituição que administra sistemas do governo federal.
Em nota oficial, o órgão informou que uma série de sistemas foi afetada: e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid), Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades, como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
O segundo ataque ocorreu na madrugada do dia 13 de dezembro, quando hackers invadiram a rede interna do ministério. O sistema de telefone e a intranet ficaram inativos e diversos servidores precisaram trabalhar em regime de home office.