metropoles.com

Grupo organiza manifestação pelo impeachment de Bolsonaro neste domingo

Ato está marcado para as 17h, na Esplanada dos Ministérios. Panfleto de divulgação tem a ilustração da “Morte” estilizada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro Solenidade de Ação de Graças palacio planalto agenda presidente 1
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro Solenidade de Ação de Graças palacio planalto agenda presidente 1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Uma manifestação pró-impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está sendo convocada nas redes sociais. O ato está agendado para este domingo (17/1), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a partir das 17h.

Um evento no Facebook, organizado pelo coletivo Núcleo em Defesa da Democracia Margarida Alves, foi criado para divulgar o ato. No entanto, até as 17h40 deste sábado (17/1), apenas 24 pessoas haviam confirmado presença na manifestação por meio da página.

Também nas redes sociais, um cartaz de divulgação do ato está sendo compartilhado com os dizeres “Fora, genocida”. A imagem cita que os manifestantes devem usar máscaras de proteção facial e levar álcool em gel.

A data da manifestação coincide com dois eventos de relevância no cenário nacional: a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19.

Pedido de impeachment

Em ação conjunta, partidos de oposição decidiram, na sexta-feira (15/1), apresentar um novo pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro, por crime de responsabilidade em relação às condições de saúde no Amazonas.

O pedido é assinado por lideres na Câmara do PT, PSB, PT, PCdoB, PDT e Rede, além do líder da Minoria. No texto, as legendas consideram a “prática de crimes de responsabilidade em série, que resultaram na dor asfixiante do Amazonas e de milhares de famílias brasileiras”.

Esse é o 57º pedido de impeachment contra Bolsonaro. Dos 56 pedidos enviados anteriormente ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e recebidos pela Casa, apenas um foi arquivado até hoje.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?