metropoles.com

Grupo de entidades alerta OCDE sobre retrocessos sociais no Brasil

Carta enviada por quatro ONGs para secretário-geral da entidade aponta irregularidades em meio ambiente, combate à corrupção e democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antoine Antoniol/Getty Images
Imagem de reunião da OCDE, com pessoas conversando. Ao fundo, em um painel, o logotipo da entidade - Metrópoles
1 de 1 Imagem de reunião da OCDE, com pessoas conversando. Ao fundo, em um painel, o logotipo da entidade - Metrópoles - Foto: Antoine Antoniol/Getty Images

Em meio às negociações para o Brasil passar a fazer parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupos da sociedade civil do país enviaram carta para o secretário-geral da entidade, Mathias Cormann, alertando sobre o que veem como retrocessos do Brasil em questões como meio ambiente, combate à corrupção e democracia.

A manifestação é assinada por Transparência Internacional no Brasil, WWF-Brasil, Human Rights Watch e Anistia Internacional Brasil. De acordo com o colunista Jamil Chade, do UOL, que teve acesso ao documento, é uma forma de pressionar pelo cumprimento de metas em diferentes áreas que as organizações apontam como negligenciadas pelo governo federal.

As organizações civis dizem na carta que aprovam a participação brasileira na OCDE: “Pode ajudar o Brasil a aprimorar não só seu desempenho econômico, mas também a promoção dos direitos humanos e da boa governança ambiental e climática”.

Alertam, entretanto, que é necessário que o país se comprometa também com o cumprimento de metas nas áreas mencionadas, de teor social, e também “demonstre efetivamente a capacidade e a boa vontade de implementar, de forma perene, as políticas e boas práticas recomendadas pela OCDE”.

Na terça (12/4), o Ministério da Economia apresentou proposta que tem o intuito de mudar a forma de tributação das principais empresas multinacionais, os chamados “preços de transferência”. Segundo o governo, a proposta tem o objetivo de acelerar o ingresso do Brasil na OCDE.

Outras medidas também já foram tomadas em consonância com as diretrizes estipuladas. Entre elas, a redução a zero das alíquotas, até 2028, do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF).

Paulo Guedes participou, no fim de março, de agendas em Paris com Cormann. Em janeiro deste ano, a organização convidou o Brasil e outros cinco países para ingressar no grupo: Argentina, Peru, Croácia, Bulgária e Romênia. Em nota, a OCDE informou que fará uma avaliação rigorosa e aprofundada do alinhamento dos respectivos países às normas, políticas e práticas do órgão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?