metropoles.com

Grupo de economistas divulga carta pelo voto útil em Lula no 1º turno

Grupo de economistas ligados a instituições financeiras e de educação declararam apoio a Lula, apesar de discordâncias com governos do PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Lula em São Paulo
1 de 1 Lula em São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Um grupo de economistas ligados a instituições nacionais e internacionais, como FGV, PUC-Rio, USP, Johns Hopkins University e London School of Economics, divulgou uma carta-manifesto pelo voto útil no primeiro turno.

No documento, os acadêmicos ressaltam que apesar de terem “sérias discordâncias a respeito de políticas implementadas no passado por governos do PT”, eles reconhecem que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) é a única liderança capaz de derrotar o atual governo, avaliado como “atraso maior”.

Entre os 38 signatários até o momento estão Cláudio Considera (FGV Ibre), Laura Karpuska (Insper), Laura Schiavon (PUC-Rio), Mayara Felix (Yale), Otaviano Canuto (ex-FMI e ex-Banco Mundial), George Washington University, Insper, Johns Hopkins University, London School of Economics.

Os economistas também teceram críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PL) sobre a condução das áreas socioeconômicas, de fiscalização de crimes ambientais, de política educacional e de gestão da pandemia da Covid-19.

Em relação à economia, eles alegam que o atual governo desmontou o orçamento federal e criou gastos direcionados a grupos de eleitores e interesses específicos meses antes da eleição, o que representa “uma afronta às instituições eleitorais”.

“Viabilizar a sua vitória em primeiro turno nos parece a resposta mais contundente, segura e efetiva de proteção à democracia no Brasil aumentando assim o compromisso do futuro governo com políticas que unifiquem o país. Votamos em Lula em prol da união de um amplo espectro de forças políticas em defesa da democracia, na esperança de que possamos ter um governo para todas e todos os brasileiros”, concluíram os economistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?