Gripe: Goiânia amplia vacinação para todos com mais de 6 meses
Capital goiana tem baixa adesão vacinal. Segundo a prefeitura, imunização será mantida enquanto houver estoque
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Depois de baixa adesão à imunização contra Influenza, para os grupos prioritários, a prefeitura de Goiânia ampliou a vacinação para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, para a imunização é necessário apenas o documento de identificação com foto e, no caso de crianças, o Cartão de Vacinação.
Há 71 salas da capital goiana em funcionamento das 8h às 17h para aplicação da dose. De acordo com a administração municipal, a cobertura vacinal em Goiânia está em 41,5%. Desde o início da campanha (27 de março), foram aplicadas 220.147 unidades do imunizante contra o vírus. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.
“Precisamos que a população se atente também para vacinação contra gripe. As vacinas estão disponíveis e vamos manter a imunização a todos enquanto houver doses disponíveis em estoque”, afirma o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.
Região metropolitana
Em Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Saúde também ampliou a Campanha de Vacinação contra a gripe para toda a população interessada. Até esta segunda-feira (27/6), o imunizante estava disponível apenas para grupos prioritários. Agora, qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade pode receber a vacina em todos os 39 postos fixos da cidade.
A ampliação segue recomendação do Ministério da Saúde. “Geralmente, ao final do prazo para vacinação contra a gripe pelos grupos prioritários, abrimos para a população em geral, até zerar nosso estoque. E, neste ano, não foi diferente. A partir de hoje, os interessados podem procurar qualquer uma das nossas salas de Imunização. Aproveitem a oportunidade!”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.
Já em Anápolis, a cerca de 55 km da capital, os postos de vacinação funcionam entre às 8h e às 16h. No município, a vacinação também foi estendida para todos a partir dos seis meses de idade.
De acordo com a gestão municipal, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que está baixa em todo o País, em uma época do ano favorável para o desenvolvimento de doenças respiratórias como a gripe por conta do tempo frio e seco.