Gripe aviária: Japão suspende compra de aves do ES após caso no estado
Decisão do governo japonês veio após confirmação de caso da doença em um pato criado para subsistência no Espírito Santo
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do Japão anunciou, nesta quarta-feira (28/6), que vai suspender temporariamente a compra de aves vindas do Espírito Santo devido a um surto de grive aviária em aves silvestres e um foco encontrado num pato doméstico no estado.
Em resposta à decisão, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lamentou a suspensão de compra anunciada pelo Ministério da Agricultura japonês.
“A ABPA ressalta que a decisão tomada pelas autoridades japonesas não está em linha com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que indica suspensão de comércio apenas em casos registrados em produção comercial”, disse a associação por meio de nota.
Além disso, a entidade destacou que nenhum caso foi detectado na indústria da avicultura brasileira e que, atualmente, o Japão não importa produtos do Espírito Santo.
O estado representa 0,19% do total de frango exportado pelo Brasil, conforme dados de 2022.
A suspensão do governo japonês acontece após o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmar um caso de gripe aviária em um pato criado para subsistência, consumo dos criadores, no município de Serra (ES).
O governo federal tem adotado medidas sanitárias para contenção e erradicação do foco da gripe aviária, bem como análise de populações de aves domésticas na região. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) também está tomando medidas de controle para erradicar o vírus.