Grileiros deixam boiada próxima a aldeia na Terra Indígena Apyterewa
Ministérios Público e Polícia Federal investiga as ações de intimidações de invasores que tentam expulsar indígenas
atualizado
Compartilhar notícia
Grileiros deixaram um rebanho com aproximadamente 100 cabeças de gado próximo à aldeia Ka’aete, na Terra Indígena Apyterewa, no sudoeste do Pará. De acordo com equipes da Polícia Federal que estiveram no local, é uma forma de amedrontar os moradores da aldeia e expulsá-los.
O Ministério Público Federal (MPF) recebeu, nesta quinta-feira (19/5), um relatório sobre ação da PF, em conjunto com a Fundação Nacional do Índio (Funai), para investigar as ações de invasores contra as aldeias dos Parakanã.
A aldeia Tekatava, próxima a Ka’aete, também recebe ameaças de invasores na região. Segundo a PF, fazendeiros não aceitam se retirar das terras que invadiram dentro do território indígena.
As duas aldeias onde moram os Parakanã são acessíveis apenas por vias áreas. Não há estradas entre o local e cidades próximas. A inacessibilidade dificulta que agentes da PF retirem os invasores da região.
Localizada próxima aos municípios de São Félix do Xingu e Altamira, a Terra Indígena Apyterewa é homologada desde 2007. O uso local é restrito ao povo da etnia Parakanã.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.