metropoles.com

Greve no Tesouro e na CGU atrasa emendas Pix e envio de relatórios

Os servidores da área de finanças e controle mobilizam, nesta terça (27/8), uma greve de 24h, após recusarem proposta de reajuste do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada dos ministerios feriados Concurso Nacional Unificado servidores - Metrópoles
1 de 1 Esplanada dos ministerios feriados Concurso Nacional Unificado servidores - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os servidores da área de finanças e controle do Tesouro Nacional e da Controladoria-Geral da União (CGU) mobilizam, nesta terça-feira (27/8), uma greve de 24 horas. A paralisação impactará as alterações solicitadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a transparência das chamadas “emendas Pix”, além de atrasar a entrega de relatórios sobre a economia do país.

Esta é a quarta semana seguida em que a categoria de finanças e controle faz greve, segundo o Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical).

A ação ocorre após os servidores rejeitarem, de forma definitiva, a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal. De acordo com a Unacon Sindical, o governo Lula (PT) “ignorou pleitos sem impacto financeiro”.

Os servidores pedem a abertura de nova mesa de negociação, que seja “efetiva”, com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Até o momento, o governo federal firmou 40 acordos no âmbito das mesas de negociação temporárias e específicas conduzidas pelo MGI.

Além da greve, a categoria aumentou a pressão para que a CGU e o Tesouro publiquem as exonerações a pedido dos servidores. No total, mais de 500 chefes, coordenadores-gerais, diretores e superintendentes protocolaram a entrega dos cargos, segundo a Unacon Sindical.

Impactos causados pela greve

No Tesouro Nacional

  • Fica prejudicado o repasse de recursos ao Programa de Financiamento às Exportações (Proex) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o que pode dificultar novas concessões de crédito pelos bancos
  • Está determinado o adiamento da divulgação das contas do governo central (RTD) de julho, agendada para quinta-feira (29/8); do Balanço do Tesouro Direto (BTD), agendado para quarta-feira (28/8); e do Relatório Mensal da Dívida (RMD) pública, previsto para quarta

Na Controladoria-Geral da União

  • Fica prejudicado o cumprimento do prazo estabelecido pelo ministro Flávio Dino, do STF, para que a CGU faça mudanças no Portal da Transparência para apresentar de forma mais acessível e simplificada as informações sobre as emendas de comissão e as emendas de relator, as chamadas “emendas Pix”
  • Ocorre o impacto no prazo para auditoria das emendas

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?