Greta ataca ministro Ricardo Salles: “Nosso futuro é um jogo para ele”
Ativista sueca repercutiu fala do ministro do Meio Ambiente em reunião na qual ele sugeriu usar pandemia para afrouxar legislação ambiental
atualizado
Compartilhar notícia
Gravado defendendo que o governo aproveitasse o foco da imprensa no coronavírus para afrouxar regras ambientais, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, virou assunto no mundo todo. O brasileiro foi criticado por personalidades como a ativista sueca Greta Thunberg.
Greta, que já foi chamada de “pirralha” pelo presidente Jair Bolsonaro, usou uma reportagem sobre a fala de Salles publicada em inglês pela agência de notícia Reuters para se mostrar surpresa com a sinceridade do ministro brasileiro. “Só imagine as coisas que devem ter sido ditas fora do alcance das câmeras”, postou ela no Twitter neste sábado.
Antes, Greta citou a tradução em inglês de uma das frases de Salles sobre essa “oportunidade” na reunião ministerial que foi divulgada por ordem do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal:
“Precisa ter o esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid”, disse o ministro.
“Nosso futuro comum é apenas um jogo para eles”, escreveu ainda a ativista, na rede onde é seguida por mais de 4 milhões de pessoas. No fim da mensagem, ela postou uma hashtag em português: #SalvemAAmazônia
Veja a postagem:
“We need to make an effort while we are in this calm moment in terms of press coverage, because they are only talking about COVID”.
Just imagine the things that have been said off camera…
Our common future is just a game to them.#SalvemAAmazônia https://t.co/NM2Ou49soZ— Greta Thunberg (@GretaThunberg) May 23, 2020
O que Salles disse após a reunião
Criticado dentro e fora do Brasil, o ministro Ricardo Salles não se desculpou pelo que disse na reunião. À CNN Brasil neste sábado, Salles afirmou: “Defendi que em todos os ministérios há espaço para desregulamentação, simplificação da burocracia. Isso significa tirar garantias que são relevantes? Não. Mas sim dar racionalidade às normas. Há uma oposição irresponsável, de ONGs e acadêmicos, contra tudo e contra todos, por ideologia ou interesses econômicos, que judicializam tudo.”
Já nas redes sociais ele reclamou da cobertura da Rede Globo, dizendo-se vítima de manipulação.
@jornalnacional Vocês recortaram, editaram e remontaram toda a minha fala, forjando com isso uma narrativa totalmente diferente do que foi dito na reunião. Todos os que assistiram ao vídeo integral na Globonews, Record, CNN etc perceberam isso. Ficou evidente. Lamentável.
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) May 23, 2020