metropoles.com

Governos holandês e do RS discutem cooperação contra enchentes

Técnicos do país que tem expertise em adaptação climática ficarão no Estado nos próximos dias para entender melhor a realidade local

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Na chuva, moradores voltam para casa no RS e lutam para salvar bens
1 de 1 Na chuva, moradores voltam para casa no RS e lutam para salvar bens - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Um grupo de técnicos holandeses ficará no Rio Grande do Sul nos próximos dias. O objetivo é levantar informações mais apuradas sobre as condições do estado relativas à fragilidade a eventos climáticos extremos.

Representantes dos dois governos estiveram reunidos nesta quinta-feira (6/6) para tratar de uma cooperação técnica que implica na troca de experiências. O encontro foi viabilizado pelo Escritório de Apoio aos Negócios no Brasil.

Os técnicos que ficarão no Rio Grande do Sul vão utilizar o tempo para estudar detalhes sobre a realidade do estado, por meio de bancos de dados e, depois disto, ter ideia de com poderá ser construída a cooperação.

A Holanda construiu um sistema de proteção contra inundações que é um dos exemplos mundiais bem-sucedidos de como aplicar a adaptação climática.

“Na Holanda, sofremos com as cheias e temos de investir cada vez mais por causa das mudanças climáticas. Compartilhamos não só os desafios, mas também o modo sobre como lidar com eles”, afirmou o cônsul-geral dos Países Baixos no Estado de São Paulo, Wieneke Vullings.

O Governo do Rio Grande do Sul divulgou que a ideia é organizar um plano amplo e, a partir dele, detalhar o mesmo em tópicos específicos.

“A gente quer aproveitar o conhecimento, a expertise de quem já trabalha sobre esses temas, sobre esses desafios, muita propriedade para aplicar aqui no Rio Grande do Sul e poder garantir um robusto sistema de resiliência e adaptação climática”, afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB).

Cerca de 2 milhões de pessoas foram atingidas de alguma maneira pelas inundações no Rio Grande do Sul e 172 morreram. Ao todo, 477 dos 497 municípios do Estado receberam algum impacto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?