metropoles.com

Governo zera imposto de importação sobre revólveres e pistolas

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor a partir de 1º de janeiro do ano que vem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
EoyutLgXIAAt13x
1 de 1 EoyutLgXIAAt13x - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou nesta quarta-feira (9/12) uma resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que zerou a alíquota do imposto de importação de armas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

Atualmente, a alíquota sobre revólveres e pistolas importados é de 20%. A decisão não atinge espingardas e carabinas de caça ou tiro-ao-alvo. A resolução é assinada pelo presidente do Comitê-Executivo de Gestão Substituto e secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys.

Resolução Gecex Nº 126, De 8 de Dezembro de 2020 – Resolução Gecex Nº 126, De 8 de Dezembro de 2020 – Dou -… by Tácio Lorran on Scribd

Bolsonaro é defensor da flexibilização da posse e do porte de armas desde a época em que era deputado federal. Em vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, o presidente disse querer “todo mundo armado” e cobrou o ex-ministro da Justiça Sergio Moro uma portaria para aumentar a quantidade de munição que civis com posse e porte de armas podem comprar. Um dia depois da reunião, em 23 de abril, a portaria foi publicada, aumentando o volume autorizado para compra de munição.

Também em abril, por determinação de Bolsonaro, foram revogadas portarias que tornavam mais rígido o rastreamento de armas e munição.

Ontem um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) apresentou um Projeto de Lei (PL) que pede a autorização de publicidade de armas de fogo. O texto do PL nº 5414, de 2020 pede o fim da “censura ao direito da população de garantir sua legítima defesa”. Atualmente, a legislação prevê multa de R$ 100 mil a R$ 300 mil para as empresas de produção ou comércio de armamentos que realizarem publicidade para vendas, exceto nas publicações especializadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?