metropoles.com

Governo vai investir R$ 9 milhões para combater hanseníase em Angola

Cooperação técnica envolve transferência de conhecimento e capacitação de profissionais para combate da hanseníase no país africano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Medico analisa amostras coletadas na pele de paciente - Metrópoles
1 de 1 Medico analisa amostras coletadas na pele de paciente - Metrópoles - Foto: iStock

Em comitiva presidencial pelo continente africano, a ministra da Saúde Nísia Trindade assinou, nesta sexta-feira (25/8), acordo de cooperação técnica com Angola para combate da hanseníase. A iniciativa receberá R$ 9 milhões do governo federal.

Os recursos serão do Ministério da Saúde (MS), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Universidade de Brasília (UnB). De acordo com a pasta, o acordo envolve “a construção de uma estratégia nacional para o combate à doença, transferência de conhecimento, estruturação do sistema de notificação, além de capacitação e formação de profissionais de saúde”.

“Em dezembro do ano passado, uma missão brasileira esteve no país africano para conhecer a realidade e os desafios do Sistema de Saúde Pública local em relação ao enfrentamento da hanseníase. As principais questões levantadas são a subnotificação de casos, a fraca cobertura geográfica de unidades sanitárias prestando atendimento a pacientes com hanseníase e o estigma e a discriminação em relação à doença”, relatou o MS.

O ministério incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS), em fevereiro, testes rápidos para detecção da doença. A pasta reafirma que o Brasil é o primeiro país a ofertar os exames na rede pública.

Em 2022, mais de 17 mil novos casos de hanseníase foram diagnosticados no país. O Ministério da Saúde criou, em abril, o Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (Ciedds).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?