Governo vai criar grupo de trabalho para discutir esportes eletrônicos
Atualmente, governo não considera os e-sports como atividade esportiva. Tema será discutido em grupo de trabalho interministerial
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra do Esporte, Ana Moser, afirmou, nesta terça-feira (28/3), que o governo vai criar um grupo de trabalho interministerial para debater esportes eletrônicos. A informação foi compartilhada durante audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal.
A posição de Ana Moser sobre os chamados e-sports é alvo de críticas de entidades do meio. Em janeiro deste ano, a ministra afirmou que esportes eletrônicos não são considerados esportes; por essa razão, não receberiam investimento do governo federal.
Questionada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) sobre o assunto, Ana Moser reafirmou que o Ministério do Esporte não tem uma posição sobre isso, mas que o tema será debatido pela pasta, em parceria com outros ministérios.
“Historicamente, o ministério não aprovou o e-sport como esporte, isso já tramitou dentro do Conselho Nacional do Esporte. Esse governo não tem uma posição sobre isso, e a gente precisa debater se é esporte, cultura, ciência e tecnologia, turismo”, afirmou.
Moser ressaltou que os esportes eletrônicos são um “fenômeno fortíssimo”, especialmente na área econômica.
“Todas as relações do esporte eletrônico precisam ser organizadas, porque é um fenômeno fortíssimo, em termos econômicos, inclusive. Esse grupo interministerial não está criado ainda, mas já é conversado e vai ser estruturado para debater esse fenômeno”, explicou.