Governo vai antecipar Bolsa Família e FGTS para vítimas da chuva
As chuvas em Minas Gerais já mataram 37 pessoas e feriram sete. No Espírito Santo, 8 mil moradores estão desabrigados
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, informou, neste domingo (26/01/2020), que vai antecipar o pagamento do Bolsa Família e o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas das chuvas em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Canuto disse ainda que o governo federal tem disponível R$ 90 milhões para serem usados na recuperação dos estragos provocados pela chuva em todo o país, valor já destinado pela União como resposta a desastres. “Há ainda a possibilidade de remanejamento, vai depender da demanda apresentada pelos municípios [atingidos]”, acrescentou o ministro.
As chuvas em Minas Gerais já mataram 37 pessoas e feriram sete. Outras 17 seguem desaparecidas. De acordo com informações da Defesa Civil do estado, 9,6 mil pessoas estão desalojadas e 1,8 mil famílias, desabrigadas. No Espírito Santo, são 8 mil afetados.
O ministro sobrevoou a área com o governador de MG, Romeu Zema (Novo), e disse que uma equipe do ministério vai auxiliar os prefeitos dos municípios com os pedidos de recuperação.
Neste domingo, o governo de MG decretou situação de emergência em 47 municípios (confira a lista abaixo). A determinação foi publicada no Diário Oficial do estado. A medida tem prazo de validade de 180 dias.
Com a medida, ficam dispensados de licitação contratos para aquisição de bens em resposta às chuvas, além da prestação de serviços e realização de obras nas áreas afetadas.
Confira as cidades:
- Abre Campo;
- Alto Caparaó;
- Alto Jequitibá;
- Belo Horizonte;
- Betim;
- Brumadinho;
- Caeté;
- Caparaó;
- Carangola;
- Cataguases;
- Congonhas;
- Contagem;
- Divino;
- Dores do Turvo;
- Ervália;
- Espera Feliz;
- Guidoval;
- Ibiaí;
- Ibirité;
- Luis Burgo;
- Manhuaçu;
- Mariana;
- Mateus Leme;
- Matipó;
- Monjolos;
- Muriaé;
- Nova Lima;
- Orizania;
- Patrocínio de Muriaé;
- Pedra Bonita;
- Raposos;
- Raul Soares;
- Ribeirão das Neves;
- Rio Acima;
- Sabará;
- Santa Bárbara;
- Santa Luzia;
- Santa Margarida;
- São Gonçalo do Sapucai;
- Sarzedo;
- Senador Firmino;
- Simonésia;
- Taquaraçu de Minas;
- Teófilo Otoni;
- Tocantins;
- Ubá;
- Visconde do Rio Branco.