Governo vai a Pacaraima buscar solução para conflito com venezuelanos
A situação ficou mais tensa após um grupo de moradores da fronteira queimarem barracas e outros pertences de refugiados do país vizinho
atualizado
Compartilhar notícia
Uma equipe técnica interministerial do governo federal visita nesta terça-feira (21/8) o município de Pacaraima (RR), cidade que abriga milhares de imigrantes venezuelanos. O grupo chegou na segunda (20/8) à noite em Boa Vista e se reuniu com representantes do governo estadual, organizações da sociedade civil e de agências da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em Pacaraima, estão previstas reuniões com autoridades locais e agentes sociais para avaliar a situação e colher informações sobre os imigrantes venezuelanos.
Integram a equipe representantes dos ministérios da Defesa; Casa Civil, Gabinete Segurança Institucional, Justiça, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Relações. Exteriores, Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia. O resultado da missão será analisado em Brasília.
No sábado (18/8), moradores do município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, expulsaram venezuelanos de barracas e abrigos e atearam fogo a seus pertences, em um princípio de revolta contra a presença deles na cidade.
A agressão aos imigrantes se deu após um comerciante local ter sido assaltado e espancado em casa, na sexta (17/8), supostamente por quatro venezuelanos.
No mesmo dia do ataque aos venezuelanos, a população local realizou um ato em frente ao Comando Especial de Fronteira do Exército contra a presença de imigrantes do país vizinho. A manifestação culminou com os episódios de violência.